O trabalhador formal recém-desempregado tem o direito garantido por lei de receber o seguro-desemprego. Desde que cumpra o regulamento do benefício, como o tempo necessário de serviço prestado e a dispensa sem justa causa, o profissional despedido receberá entre 3 e 5 parcelas do subsídio temporário. O Folha Go explica, portanto, nesta segunda-feira (21/12), como fazer a Carteira de Trabalho Digital para solicitar o recurso de forma online, sem sair de casa.
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Como fazer a Carteira de Trabalho Digital
O objetivo da Carteira de Trabalho Digital é modernizar o acesso às informações trabalhistas dos profissionais.
Dessa forma, a verificação das informações é mais rápida e acessível. Sempre que o trabalhador precisar consultar as experiências formais de trabalho, poderá fazer no próprio celular.
Para isso, basta que o interessado tenha acesso à Internet e faça o download do aplicativo (Carteira de Trabalho Digital) disponível para os sistemas Android e iOS. Ou, ainda, pode acessar o site do Ministério da Economia.
No entanto, em ambas as opções é necessário que o trabalhador faça um cadastro no portal do Governo Federal, antes de baixar o aplicativo ou acessar o site.
Os dados devem ser preenchidos corretamente, pois caso contrário, a solicitação poderá ser bloqueada e o interessado, por sua vez, ficará impedido de proceder com o cadastro.
Caso não consiga efetuar o procedimento, o trabalhador pode recorrer aos caixas eletrônicos da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, como também pode ir até uma unidade do Ministério da Economia.
Todas as pessoas com o CPF ativo podem fazer a Carteira de Trabalho Digital. Além disso, o número de inscrição do CPF será o número da carteira digital.
Com ela, é possível solicitar o seguro-desemprego sem sair de casa.
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Como pedir o seguro-desemprego pela Carteira de Trabalho Digital
Para solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, basta seguir o passo a passo:
- Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para os sistemas Android e iOS;
- Faça o cadastro no site do governo (gov.br) para fazer login e senha. Caso já possua, não é necessário criar outro;
- Clique em “Benefícios” (a tela mostrará as últimas anotações da Carteira de Trabalho. Clicando nessa opção, você será direcionado ao seguro);
- Em seguida, clique na opção “Solicitar” disponível na aba do seguro;
- Digite o número do requerimento de seguro-desemprego;
- Caso todas as informações estejam corretas, clique em “Avançar” no final da tela;
- Serão apresentadas, depois disso, informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial. Tais informações precisam ser confirmadas. Desse modo, caso estejam corretas, clique em “Confirmar”.
Caso o trabalhador tenha direito ao benefício, já poderá verificar no aplicativo a quantidade de parcelas e as respectivas datas para o pagamento; bem como o local de saque do benefício.
A Carteira de Trabalho Digital substitui a carteira física, porém recomenda-se que o trabalhador não dispense a Carteira de Trabalho; pois embora a versão digital possa ser usada em seu lugar, alguns empregadores ainda utilizam a versão física para a contratação.
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