Carteira de Trabalho Digital: saiba obtê-la para dar entrada no seguro-desemprego

O objetivo da Carteira de Trabalho Digital é modernizar o acesso às informações trabalhistas dos profissionais

O trabalhador formal recém-desempregado tem o direito garantido por lei de receber o seguro-desemprego. Desde que cumpra o regulamento do benefício, como o tempo necessário de serviço prestado e a dispensa sem justa causa, o profissional despedido receberá entre 3 e 5 parcelas do subsídio temporário. O Folha Go explica, portanto, nesta segunda-feira (21/12), como fazer a Carteira de Trabalho Digital para solicitar o recurso de forma online, sem sair de casa.

Carteira de Trabalho Digital: saiba como obtê-la para dar entrada no seguro-desemprego
Carteira de Trabalho Digital: saiba como obtê-la para dar entrada no seguro-desemprego – Imagem: Divulgação UOL

Veja também: Trabalhei 1 ano, quanto vou receber de seguro-desemprego? Saiba como calcular

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

O objetivo da Carteira de Trabalho Digital é modernizar o acesso às informações trabalhistas dos profissionais.

Dessa forma, a verificação das informações é mais rápida e acessível. Sempre que o trabalhador precisar consultar as experiências formais de trabalho, poderá fazer no próprio celular.

Para isso, basta que o interessado tenha acesso à Internet e faça o download do aplicativo (Carteira de Trabalho Digital) disponível para os sistemas Android e iOS. Ou, ainda, pode acessar o site do Ministério da Economia.

No entanto, em ambas as opções é necessário que o trabalhador faça um cadastro no portal do Governo Federal, antes de baixar o aplicativo ou acessar o site.

Os dados devem ser preenchidos corretamente, pois caso contrário, a solicitação poderá ser bloqueada e o interessado, por sua vez, ficará impedido de proceder com o cadastro.

Caso não consiga efetuar o procedimento, o trabalhador pode recorrer aos caixas eletrônicos da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, como também pode ir até uma unidade do Ministério da Economia.

Todas as pessoas com o CPF ativo podem fazer a Carteira de Trabalho Digital. Além disso, o número de inscrição do CPF será o número da carteira digital.

Com ela, é possível solicitar o seguro-desemprego sem sair de casa.

Leia ainda: Com quanto tempo de trabalho recebe-se o seguro-desemprego? Saiba agora mesmo

Como pedir o seguro-desemprego pela Carteira de Trabalho Digital

Para solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, basta seguir o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para os sistemas Android e iOS;
  • Faça o cadastro no site do governo (gov.br) para fazer login e senha. Caso já possua, não é necessário criar outro;
  • Clique em “Benefícios” (a tela mostrará as últimas anotações da Carteira de Trabalho. Clicando nessa opção, você será direcionado ao seguro);
  • Em seguida, clique na opção “Solicitar” disponível na aba do seguro;
  • Digite o número do requerimento de seguro-desemprego;
  • Caso todas as informações estejam corretas, clique em “Avançar” no final da tela;
  • Serão apresentadas, depois disso, informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial. Tais informações precisam ser confirmadas. Desse modo, caso estejam corretas, clique em “Confirmar”.

Caso o trabalhador tenha direito ao benefício, já poderá verificar no aplicativo a quantidade de parcelas e as respectivas datas para o pagamento; bem como o local de saque do benefício.

A Carteira de Trabalho Digital substitui a carteira física, porém recomenda-se que o trabalhador não dispense a Carteira de Trabalho; pois embora a versão digital possa ser usada em seu lugar, alguns empregadores ainda utilizam a versão física para a contratação.

Confira: Disponibilizadas 2 formas de solicitar seguro-desemprego on-line; veja

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies