Empréstimo às empresas em meio à pandemia é fator crucial de recuperação

Entenda como o mercado de crédito tem operado nesse momento

Anúncio


O empréstimo para empresas foi um recurso amplamente oferecido  e utilizado por companhias, a fim de conseguir enfrentar o revés sofrido na economia com a crise decorrente da pandemia do coronavírus. Hoje (28), aqui no Folha Go, falaremos mais sobre isso.

Continua depois da publicidade

Além da oferta de crédito para as empresas ter apresentado um aumento por si só, esses empréstimos estão vindo em condições especiais. Em outras palavras, as linhas de crédito em vigor, no momento, proporcionam condições diferenciadas para pagamento. Tem se observado, portanto, prazo de carência maior, taxas de juros mais baixos e prazos mais longos para pagamento.

A oferta de empréstimo para empresas durante a pandemia

A oferta de empréstimo para empresas durante o início da pandemia ocorreu por parte de instituições e projetos ligados ao próprio governo, quanto pela iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Como exemplo, o Programa Nacional de Apoio às Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Que nada mais é do que uma linha de crédito que o governo criou para suprir a demanda dos pequenos negócios aqui no país.

Continua depois da publicidade

Os dois bancos estatais que atuam nesse programa são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O crédito que o Pronampe oferta conta com isenção da cobrança da tarifa de abertura de crédito.

Ademais, o BNDES também abriu uma linha de crédito emergencial. A soma foi de R$ 40 bilhões. Teve direcionamento para as pequenas e médias empresas utilizarem, para pagamento dos salários dos funcionários. Isso ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2020, especificamente.

Além de outros empréstimos emergenciais oferecidos dentro de programas governamentais e bancos estatais, os estados da União também propiciaram linhas de crédito. Foi o caso do Estado de Pernambuco, por exemplo.

A importância dos auxílios financeiros às empresas

A continuidade, portanto, de ações que conferem a possibilidade de empréstimo para empresas, foi e continua sendo crucial para um momento tão delicado e complicado como o atual.

A fim de conter o avanço da contaminação e reduzir o números de pessoas doentes e mortas por conta da Covid 19, muitas empresas tiveram que reduzir ou até mesmo suspender temporariamente suas atividades.

Sendo assim, essa concessão de crédito, volta a ser essencial para minimizar os revezes econômicos causados pela aceleração da pandemia, em todos os estados do país.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies