Dívida no SPC e Serasa caducou mas você ainda recebe cobrança? Entenda

Existem empresas no mercado que assumem dívidas antigas de outras empresas e fazem cobranças

Quando um consumidor torna-se inadimplente, a empresa credora tem um limite de tempo para deixar o CPF do devedor negativado, que é de 5 anos. Passado esse período, a dívida no SPC e Serasa caduca e o nome do consumidor tende a ser retirado dos birôs de crédito. Contudo, isso não significa que a dívida deixou de existir ou que não possa ser cobrada. Ela continua existindo e pode ser cobrada.

Em sendo assim, existem no mercado empresas como a  Ipanema Credit Management, que atua com soluções de crédito. Em outras palavras, assumem dívidas antigas de outras empresas e fazem essas tais cobranças.

CredSystem SPC e Serasa negociação dívida
Dívida no SPC e Serasa caducou e empresa diferente da credora inicial pode fazer cobrança; entenda- Uol/Reprodução

Leia ainda: Consulta grátis pelo CPF no SPC e Serasa: saiba onde e como fazer

Dívida no SPC e Serasa caducou e sou cobrado pela Ipanema Credit Management

Conforme citado anteriormente, a Ipanema Credit Management compra dívidas de outras empresas que, por sua vez, possuem atrasos longos. Organizações como Marisa, Ponto Frio, Casas Bahia, Score Net, Ricardo Eletro, Yamaha, SulAmérica, Santander, entre várias outras estão nessa lista.

E como já afirmado de início, ao contrário do que muitos consumidores pensam, quando uma dívida caduca isso não significa que ela deixa de existir.

Com efeito, ao prescrever, o débito apenas não pode mais ser cobrado por execução na Justiça ou constar no cadastro negativo dos birôs de crédito como SPC e Serasa.

Leia ainda: Veja datas e lista completa de empresas do Feirão Limpa Nome Serasa 2020

No entanto, ela pode ser cobrada de outras formas, seja pela empresa credora em si ou por empresas de recuperação de crédito (como é o caso da Ipanema), que assumem a titularidade da cobrança no lugar da empresa que era a credora original.

Como negociar dívida assumida pela Ipanema?

Caso se perceba que a dívida no SPC e Serasa caducou sem que tenha havido pagamento, provavelmente a empresa credora tenderá a vender a dívida para uma companhia especializada.

Ao comprar tal débito por valor abaixo do real, a empresa (especializada no assunto) assume o ônus da cobrança e o risco do não recebimento.

No caso da Ipanema, a empresa disponibiliza duas maneiras de se negociar, com duas  plataformas intermediárias de cobranças: a Blu365 e a Acordo Certo.

Nesse sentido, basta acessar a página oficial (da Blu365 ou Acordo Certo), fazer um cadastro, logar no site e, assim, consultar o valor da dívida existente, além de conferir o acordo proposto. Depois, é só confirmar a opção e aguardar o boleto ser encaminhado.

Contato da Ipanema com o devedor

Normalmente, quando a dívida no SPC e Serasa caducou, é a própria Ipanema que pega os dados do cliente ao comprar a dívida.

Ela entra em contato e efetua a cobrança. Nesse contexto, claro, ela dá as instruções necessárias para os procedimentos de quitação.

Leia ainda: Mais de 400 mil acordos por mês: plataforma ajuda negociar dívidas no SPC e Serasa

A empresa em tela tem nota 6.4, no Reclame Aqui, o que é considerada regular. A questão é que há muitas reclamações de usuários que desconhecem a empresa e, consequentemente, o seu nicho de mercado. Imaginam, portanto, que as cobranças são indevidas.

Em resumo, o negócio de compra de débitos é uma prática usual no mercado. A dívida, então, poderá ser cobrada, mas o consumidor devedor continua possuindo todas as garantias contra os possíveis abusos por parte da nova credora.

 

Empresas oferecem empréstimo com garantia de celular; veja como funciona

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies