Não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego? Confira as opções

É possível sacar o seguro-desemprego sem o Cartão Cidadão. Contudo, as etapas serão um pouco mais complicadas, visto que o cartão facilita o acesso aos benefícios

O seguro-desemprego é um benefício de ordem trabalhista assegurado aos profissionais que tiveram o seu vínculo empregatício quebrado sem justa causa. Tendo isso em vista, alguns beneficiários fazem o seguinte questionamento: “não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego?”. Acerca do assunto, o Folha Go explica nesta quarta-feira (23/12) sobre as formas de ter acesso às parcelas do programa.

Não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego? Confira as opções
Não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego? Confira as opções – Imagem: Carl de Souza/Veja

Veja ainda: Vai agendar seguro-desemprego? Entenda procedimentos na pandemia

 

Não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego?

Sim. Embora o Cartão Cidadão seja destinado ao recebimento de benefícios sociais e trabalhistas, como o Bolsa Família e o seguro-desemprego, ele só poderá ser feito para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal (CEF).

Desse modo, é possível sacar o seguro-desemprego sem o Cartão Cidadão. Contudo, as etapas serão um pouco mais complicadas, visto que o cartão facilita o acesso aos benefícios.

Com o cartão é possível sacar o seguro em qualquer caixa de autoatendimento. Mas, caso contrário, o saque também é possível.

Se o beneficiário tem conta Poupança, conta Caixa Fácil, ou Conta Corrente na CAIXA, o valor do seguro-desemprego será creditado diretamente na conta.

No entanto, ao solicitar o seguro, o interessado deve informar a conta para o recebimento das parcelas.

Além disso, também é possível sacar o seguro na boca do Caixa sem o Cartão Cidadão, basta que o recebedor tenha um documento oficial em mãos.

Dessa forma, mesmo sem o Cartão Cidadão, o beneficiário poderá retirar as parcelas do seguro-desemprego, mas somente no horário comercial e nos dias úteis, caso retire na boca do Caixa.

Confira: Saiba agora mesmo como sacar seguro-desemprego no caixa eletrônico

Onde dar entrada e que horas cai o Seguro-desemprego

O Seguro-desemprego é um benefício trabalhista que concede uma renda temporária ao trabalhador recém desempregado que, ao ser desligado do emprego, não teve pendências onde prestou o serviço.

Desse modo, antes da pandemia, o trabalhador poderia fazer o pedido do seguro nas agências das Superintendências Regionais ou de forma online.

Contudo, pelo fato das agências estarem com os serviços temporariamente suspensos, os procedimentos estão sendo feito de forma 100% digital.

Sendo assim, para dar entrada no Seguro-desemprego, o interessado pode fazer da seguinte forma:

  • Pelo Portal Emprega Brasil;
  • Por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível gratuitamente para as versões Android e iOS.

Portanto, estas são as maneiras de solicitar o subsídio temporário de forma online. Após aprovado, o seguro cai na conta no horário bancário, geralmente até às 16 horas. O prazo é de até 30 dias para o pagamento.

Além disso, o dia do depósito ficará sendo o dia determinado para o pagamento; ou seja, se o beneficiário teve o dinheiro creditado na conta no dia 20 de novembro, as próximas parcelas também serão pagas no dia 20 dos meses consecutivos.

O beneficiário terá direito entre 3 e 5 parcelas, dependendo do tempo de serviço prestado e de quantas vezes solicitou o benefício.

Além disso, o interessado deve atentar-se para o seguinte prazo para pedir o seguro-desemprego, de acordo com a categoria:

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Veja também: Disponibilizadas 2 formas de solicitar seguro-desemprego on-line; veja

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies