Princípios Editorias do Portal de Notícias Folha Go

O portal de notícias Folha Go está em atividade desde 25 de abril de 2015. Atualmente é gerido pelo jornalista Dáblio Mendes, visionário empreendedor e aficionado pela comunicação digital. Dáblio Mendes conduz a empresa Folha Go balizado por princípios e posições que proporcionam o sucesso da instituição. O bom jornalismo que o usuário pode encontrar no portal Folha Go é resultado desses princípios: ética, independência, isenção, isonomia, laicidade, liberdade, responsabilidade e verdade.

Cada um dos funcionários do portal Folha Go, bem como cada um dos parceiros, são orientados constante e initerruptamente para a prática dessa perpetuadora conduta. Aqui no Folha Go acredita-se que somente praticando esses bons valores é que se consegue perpetuar a importante atividade de ‘jornalismo’ na instituição.

Buscando total transparência e exercendo o pleno senso de responsabilidade, um dos pilares de nossa atuação, formalizamos este documento para que qualquer usuário de nosso portal, qualquer brasileiro, possa ter acesso aos princípios que regem a nossa atividade.

Acreditamos que seja de suma importância tal publicidade pois vivemos na Era Digital, na qual qualquer indivíduo pode ganhar audiência através dos muitos canais de comunicação que a sociedade possui atualmente, fato que por um lado é bom, pois nenhuma falácia fica em anonimato, mas por outro lado proporciona certa confusão em parte da sociedade, dificultando-a a identificar as sérias empresas jornalísticas.

Para socializar e democratizar a informação, para que qualquer leigo possa entender e diferenciar quem é ou não jornalista, qual empresa é jornalística de fato e de prática, elaboramos esse documento e damos publicidade a ele. Não buscamos com isso nos rotularmos como única empresa jornalística séria, sabemos que muitos outros portais também são. Buscamos facilitar o julgamento e a livre escolha do conteúdo a ser consumido pela sociedade brasileira. É possível que para muitos a identificação das instituições sérias seja algo resolvido, o que é um bom sinal, mas sabemos também que muitos de nós necessitam de informações mais claras para assim fazer um ideal julgamento.

Nas linhas abaixo damos publicidade aos conceitos e entendimentos que regem o nosso dia a dia. Esperamos que com isso o nosso usuário tenha total entendimento sobre o nosso compromisso com a verdade. Tais entendimentos e conceitos nasceram de uma profunda reflexão corporativa.

O que é jornalismo?

Para o Folha Go, além do conceito acadêmico, o jornalismo é uma das atividades essenciais à melhor organização e à evolução de qualquer sociedade. É através do jornalismo que os cidadãos se municiam de informações para as melhores escolhas no seu dia a dia, seja para se informar sobre o clima, seja para se mobilizar comunitariamente contra eventual injustiça cometida por algum ator social, seja para melhor conhecer os atores sociais, seja para entender as regras do mercado financeiro, seja para entender a aplicação dos recursos públicos, seja para se proteger ante a uma pandemia, seja para conhecer as opções de entretenimento.

Em poucas palavras jornalismo é a representação e publicidade da realidade, prática que oferece dados para a melhor intervenção e interação social, visando a manutenção de uma ideal condição ou mesmo para a sua evolução.

Em tempos em que presenciamos a rotulação da atividade, por parte da sociedade, como ‘jornazismo‘, ‘jornalecos‘, ‘imprensa marrom‘ ou outros muitos termos pejorativos, muito em virtude de merecida rotulação, considerando a atuação tendenciosa de algumas instituições, em tempos em que se vê o descredenciamento de muitas instituições ‘jornalísticas’, inclusive grandes instituições nacionais, é tempo (e necessário) de darmos atenção aos valores e aos princípios. É tempo de entender que o jornalismo não é somente a informação, jornalismo é conhecimento, produzido por todos os atores sociais, seja como pauta ou imprensa, e que deve, apesar da interação, ser isento de manipulação.

A informação de qualidade

Agilidade, correção e isenção, são os pilares da informação de qualidade no entendimento do portal Folha Go. A equipe do portal de notícias Folha Go está ininterruptamente a postos para trazer em tempo real as informações mais importantes, direto aos fatos.

Todas as nossas pautas são amplamente pesquisadas e investigadas (se for o caso) para que a correção seja atendida de forma plena. Importante registrar que, além de estarmos ininterruptamente orientando nossos colaboradores para a necessidade de correção na conduta, possuímos uma política de correção (clique aqui) para tempestivo ajuste de eventual equívoco.

Sabemos que a isenção é um desafio, considerando que o jornalista não é uma máquina programável, que, em última análise, é um cidadão. Sabemos que esse cidadão, muito em função de sua história de vida, traz consigo aprendizados, deleites e dissabores e que isso, em algum momento, pode influenciá-lo. Entretanto selecionamos nossos colaboradores, orientamos, cobramos e fiscalizamos para que o nosso conteúdo, opinativo ou puramente noticioso, seja pautado na ética, independência, isenção, isonomia, laicidade, liberdade, responsabilidade e verdade. Assim temos a certeza de perseguir incansavelmente a total isenção.

Como o jornalista do Folha Go deve proceder?

Nossa orientação, busca constante e persistente, nos direciona a seguir determinados preceitos diante dos colegas de trabalho, das fontes de informação, da instituição para a qual trabalhamos e ou prestamos serviços, do público, e diante das redes sociais; quais sejam? Confira abaixo.

Diante dos colegas de trabalho

Pregamos a colaboração e a cooperação entre os colegas de trabalho. Entendemos que o auxílio e até mesmo a opinião de um colega de profissão tem grande potencial de agregar práticas importantes para o êxito do trabalho.

Quando atuantes em um mesmo trabalho, seja investigativo ou mesmo sobre entretenimento, tornamos todos os envolvidos responsáveis e revisores da mesma ‘missão’, afim de proporcionar a excelência ao resultado. Apesar da existência de hierarquias, buscamos evitar a individualidade quando possível, afinal o jornalismo é uma atividade coletiva.

Diante das fontes de informação

Entendemos que é dever de todo jornalista buscar por boas fontes de informação, entretanto orientamos nosso corpo jornalístico a não estabelecer relação de amizade, para que a informação, objetivo maior, seja isenta de qualquer influencia emocional. Entendemos que a lealdade que o jornalista deve praticar é com o seu público e com a notícia em si.

Caso haja relação de amizade entre o jornalista do Folha Go e a pessoa fonte de informação, envolvida na pauta ou mesmo na denúncia a ser apurada, anterior ao fato a ser noticiado, o editor da respectiva redação deve ser informado objetivamente, buscando com isso evitar eventual conflito. Orientamos ainda para que o jornalista não estabeleça relação de amizade com a pessoa fonte de informação.

Orientamos também a absoluta prática de respeito e transparência na relação entre o jornalista e sua fonte de informação. Caso questionado sobre a destinação da informação que acabara de receber, o jornalista deve responder objetiva e claramente tanto quanto possível. Compromissos assumidos junto as fontes de informação, fundamentalmente em relação à preservação do anonimato, devem ser absolutamente mantidos e preservados. Entretanto orientamos para que tais compromissos sejam firmados apenas com fontes cujas credibilidades sejam indiscutíveis.

Em caso de consentimento de entrevista exclusiva, havendo solicitação de alteração, por parte do entrevistado, requerendo acréscimo ou supressão, nossos jornalistas são orientados a julgar se de fato há justificativa plausível, não concordando com a mudança, orientamos a necessidade de registrar a solicitação e a sua negativa.

Diante da instituição para a qual trabalhamos e ou prestamos serviços

Nossa orientação objetiva o nivelamento de entendimento interno. Nenhum jornalista ou parceiro do Folha Go poderá alegar desconhecimento de nossas diretrizes editoriais.

Exigimos lealdade na mesma proporção que a oferecemos. Não será tolerada desvio de informação por qualquer integrante de nossa instituição. Entendemos que o exercício do jornalismo no Folha Go precede de comprometimento em fortalecimento da instituição.

Diante do público

O usuário e público do Folha Go receberá respeito, consideração e cordialidade, indistintamente, independentemente de sua posição social. Em todas os canais de interação com os nosso consumidor prezaremos pela boa prática de urbanidade. Entendemos que o nosso produto, a informação, deve ser abordada de forma a alimentar o conhecimento de toda e qualquer pessoa, independente de seu nível de instrução, raça, credo ou condição patrimonial.

Entendemos que há a necessidade de transmitir a informação de forma leve e até mesmo, quando possível, com uma pitada de humor, entretanto não dispensaremos a seriedade como instituição responsável e não permitiremos que a leveza sobreponha a notícia necessária. Não exploramos e não exploraremos eventual fragilidade emocional de nosso público. Trataremos com o mais absoluto respeito, inclusive avaliando o melhor formato a transmitir a notícia. Compreendemos e por isso praticamos a nossa função social de divulgar a verdade, mesmo que ela não seja desejada por uma pessoa ou por um grupo de pessoas. Contudo não seremos insensíveis à necessidade de não divulgação de informações que possam comprometer ou mesmo atrapalhar ações de entes públicos fiscalizadores e ou investigadores.

Respeitaremos a privacidade das pessoas, fundamentalmente em seu lar e em seu trabalho. Damos total direito discricionário às pessoas possibilitando a escolha de participar ou não de nossas reportagens, salvo em reportagens investigativas em que o flagrante em si se torna o objeto principal bem como responsabilidade social do Folha Go em realizar.

Entendemos que uma celebridade (artista, atleta, autoridade religiosa, político, servidor público em cargo de direção, líder empresarial, dentre outros) em exercício está, pelo próprio exercício de sua atividade, desnudada de seu direito à privacidade. Informações de sua vida privada poderá auxiliar no julgamento de sua vida pública, quando necessário.

Diante das redes sociais

Entendemos que toda rede social é por si uma plataforma pública, sendo assim, a interação que nossos jornalistas e parceiros ali executarem serão entendidas como verdadeiras e oficiais.

O Folha Go poderá abrir contas em redes sociais, conforme o seu livre e estrito entendimento. Nenhum jornalista do Folha Go ou jornalista parceiro é autorizado a se manifestar em qualquer rede social em nome do Folha Go, se não pela própria conta da rede social oficial do Folha Go.

Toda a conduta do Folha Go em qualquer rede social (mundo virtual) seguirá todas as diretrizes que a nossa instituição segue na vida real.

Os valores que devem orientar a atividade jornalística

Sem delongas, curta e diretamente, os valores que cultivamos e colocamos em prática, dia após dia, são: ética, independência, isenção, isonomia, laicidade, liberdade, responsabilidade e verdade. Acreditamos e praticamos fielmente.

Em caso de dúvida sobre este documento, mande sua mensagem por meio do link: