4 passos para organizar suas finanças pessoais em 2022

Ter uma vida financeira saudável está há 4 passos de você

Anúncio


Considerar como organizar suas finanças pessoais em 2022 é fundamental para levar uma vida financeira saudável durante o novo ano. Nesta data (07/01), o Guia do Ex-Negativado apresenta as principais dicas que podem ser adotadas por quem deseja ter um melhor relacionamento com seu dinheiro.

Veja os passos para organizar suas finanças pessoais em 2022

Para organizar suas finanças pessoais em 2022 e ter um bom relacionamento com o dinheiro no novo ano, é preciso, então, seguir algumas etapas e adotar hábitos que permitam essa mudança na sua vida.

No entanto, é preciso ter paciência para não desandar no meio dessa caminhada. Afinal, não é um processo milagroso e muitas tentações podem aparecer durante a jornada. Mas é importante se esforçar e ser persistente.

Confira, a seguir, algumas etapas para organizar as finanças e ter um maior controle da vida financeira!

1. Corte as despesas desnecessárias

Para qualquer plano que envolve o controle do dinheiro, é preciso saber quais são as despesas desnecessárias da rotina e cortá-las imediatamente. Para isso, basta fazer uma lista e adicionar todos os gastos do mês ou do ano que passou, como preferir.

Continua depois da publicidade

As despesas desnecessárias são aquelas que consomem o seu dinheiro e não conseguem fazer diferença na sua vida. Como, por exemplo, aquele serviço de streaming que não tem uso há algum tempo mas ainda é pago.

Continua depois da publicidade

Veja também: 4 truques para gastar menos dinheiro no dia a dia e fazer boa economia

2. Evite o uso do cartão de crédito

Veja os passos para organizar suas finanças pessoais em 2022
Veja os passos para organizar suas finanças pessoais em 2022 – Imagem: Canva Pro

Apesar de ser uma ferramenta muito benéfica no momento de fazer compras, o cartão de crédito deve, portanto, ter uso com cuidado e com alguns limites pré-estabelecidos. Assim como o dinheiro, o cartão precisa ser gerenciado e utilizado só quando há necessidade.

A dica aqui é evitar o uso e, acima de tudo, ter apenas um cartão de crédito. Ademais, é importante ter em mente que essa ferramenta não serve como um complemento de sua renda mensal.

3. Tenha um planilha de gastos

Fazer uma planilha de gastos é essencial para quem deseja controlar melhor o dinheiro que entra e sai. Inclusive, além de colocar as despesas fixas e variáveis do mês, faz-se necessário colocar a renda recebida naquele período.

A planilha pode ser feita com ferramentas do Google ou com aplicativos de celular. O que mais importa é carregar ela com você e atualizá-la frequentemente.

4. Sempre guarde dinheiro

Mesmo que não haja, então, um objetivo maior para o dinheiro, é importante ter o hábito de guardar determinadas quantias dentro da poupança. Afinal, ninguém sabe quando precisaremos ter aquela renda extra para cobrir alguma situação.

Aqui, a dica é, portanto, poupar cerca de 5% do salário mensal recebido e, se necessário, aumentar esse percentual aos poucos.

Veja também: Quanto rende 189 milhões na poupança em 2022? Saiba hoje!

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...