Como fica o crédito consignado em 2022? Veja o que mudou

Após as medidas adotadas no período crítico da pandemia do Covid 19, as regras antigas do consignado já estão valendo para esse ano

Anúncio


Crédito consignado em 2022 – O consignado é uma das modalidades de crédito que possui condições mais atrativas. Além disso, durante a pandemia do Covid 19 houveram algumas mudanças que flexibilizaram ainda mais esse tipo de empréstimo. No entanto, as regras antigas voltaram a valer para o crédito consignado em 2022 . Então, falaremos mais sobre essunto hoje (03/03) no Blog Guia do Ex-Negativado. Confira!

O que é crédito consignado 

O crédito ou empréstimo consignado é a liberação de um determinado valor em dinheiro por uma instituição bancária, geralmente destinado a aposentados, pensionistas e servidores públicos.  

Sendo assim, os valores das parcelas do empréstimo são descontados diretamente da pensão ou salário do solicitante. Por ter uma taxa de juros mais baixa, costuma ser um dos tipos de crédito mais procurados. 

Crédito consignado em 2022
Como fica o crédito consignado em 2022; veja o que mudou. Foto: Canva

Como fica o crédito consignado em 2022 

Desde o início de 2022, os limites de empréstimos salariais para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retornaram à porcentagem 35% dos benefícios. Até o final do ano passado, o limite era de 40%, sendo 35% no crédito regular e 5% no cartão de crédito consignado. 

 Já o limite para empréstimos pessoais está em até 30%, e 5% para as despesas e saques utilizando o cartão de crédito consignado.  

Continua depois da publicidade

Outra mudança para 2022 é o número de parcelas para cobrir a dívida do empréstimo consignado. Desde o início do ano, o limite é de 72 meses (6 anos). Até dezembro do ano passado era 84 meses (7 anos). 

Continua depois da publicidade

Além disso, as taxas de juros no consignado também aumentaram. Então, houve uma alteração de 1,80% para 2,14 % mês no empréstimo e 2,7% para 3,06% no cartão de crédito consignado. 

Vantagens do crédito consignado 

A Serasa aponta em seu site algumas vantagens do crédito consignado. Veja:

Taxas de juros mais baixas  

Com taxas de juros menores do que outras linhas de crédito do mercado, o crédito consignado pode ser útil em uma emergência. 

Fácil de contratar 

Como o banco tem garantia de recebimento, há pouca burocracia e a liberação desse tipo de crédito é rápida.  

Prazo maior 

As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamento mais longos para empréstimos consignados. 

Orientações do Banco Central antes de solicitar o crédito

  • Não pague nada antecipadamente para obter um empréstimo;  
  • Pesquise e compare taxas e condições oferecidas por outros bancos. Atenção especial ao custo efetivo total – CET, que resume o custo total das operações em percentual;  
  • Pesquise se o banco está autorizado a funcionar pelo banco central e tem convênio com a fonte de pagamento;  
  • Nunca assine um contrato em branco;  
  • Não aceite intermediários que prometem crédito acelerado; 
  • Não forneça seu cartão bancário ou senha a terceiros;  
  • Tenha em mente que devido ao desconto mensal no pagamento do empréstimo, esse tipo de operação representa uma dívida que pode afetar sua futura renda pessoal e familiar;  
  • Se você deseja transferir o contrato para outro banco, leia atentamente as informações sobre transferências a crédito.

    VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta.

Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva.

A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa.

E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...