Quanto custa um casamento no civil? Conheça detalhes e as vantagens dessa união

A organização do casamento é um processo que envolve diversas etapas.

Anúncio


Quanto custa um casamento no civil ─ Existem vários processos para preparar esse dia tão especial. E, uma das etapas, envolve descobrir o preço do casamento civil. Nesta data (18), o Guia do Ex-Negativado apresenta o valor referente a essa ação.

Quanto custa um casamento no civil

A organização do casamento é um processo que envolve diversas etapas. Neste sentido, muitas pessoas costumam ter perguntas, com destaque para a seguinte: quanto custa um casamento no civil?

Não existe uma tabela fixa de preços. Afinal, assim como qualquer serviço, os valores são influenciados pelo tamanho da cidade em que acontecerá a cerimônia e o seu custo de vida.

Entretanto, em uma média geral, o valor será de R$ 300,00 para as uniões que ocorrem perante o cartório. Vale ressaltar que, em alguns locais, existe a cobrança de taxas extras, como a abertura e o arquivamento do documento.

Quanto custa um casamento no civil
Quanto custa um casamento no civil / Fonte: Canva Pro

Quais são os trâmites para o casamento civil

Primeiramente, o casamento civil pode ser dividido em duas fases: A primeira envolve a entrega dos documentos para a oficialização, ou seja, dar início a legalização da união estável.

Continua depois da publicidade

Neste caso, é necessário a apresentação da seguinte documentação:

Continua depois da publicidade
  • A certidão de nascimento de ambos;
  • O documento de Registro Geral (RG);
  • O Comprovante de Residência;
  • Duas testemunhas para oficializar a união.

Entretanto, em algumas situações, é necessário apresentar mais documentos. Neste caso, cabe ao próprio casal verificar quais são suas obrigações, incluindo toda a documentação necessária.

Quais são os documentos extras?

Em alguns casos, o casal deverá apresentar documentos extras para oficializar a união, tais como:

  • Noivos Divorciados: neste caso, é necessário apresentar uma cópia da Certidão de Casamento anterior, assim como a Averbação do Divórcio.
  • Noivo de Outra Nacionalidade: já nesta situação, é necessário ter em mãos a Certidão Consular ou a Certidão de Nascimento, que deve ser original, mas carimbada pelo consulado do Brasil.
  • Noivo Viúvo: para finalizar, quando um ou ambos forem viúvos, é necessário apresentar a Certidão de Casamento e Óbito do Cônjuge.

Assim que toda a papelada é apresentada, a oficialização do casamento ocorrerá. É comum que esse período leve, aproximadamente, 15 dias. Este processo é necessário para verificar se não existe nenhum processo que impossibilite a união.

Quanto custa um casamento no civil
Quanto custa um casamento no civil / Fonte: Canva Pro

Quais são as vantagens de realizar a união civil?

Assim que a união do casal é oficializada, diversos benefícios são conquistados, tanto na área financeira quanto nos direitos.

Neste caso, assim que o processo é concluído, o casal tem acesso ao plano odontológico ou de saúde, por exemplo.

Este procedimento também dá acesso à Pensão do INSS no caso de morte ou acidente de um dos parceiros. Outro destaque é o regime de bens do casal.

6 dicas FUNDAMENTAIS de como ECONOMIZAR DINHEIRO no supermercado

Você sabia que as despesas no supermercado podem chegar a comprometer 30% a 40% de seu salário?

Pois é, diminuir as despesas nessa área pode ser bastante benéfico para a vida financeira. Ajudando, portanto, a poupar um bom dinheiro. No último ano, devido a diversos fatores, houve um grande aumento no preço dos itens do dia a dia no supermercado.

Contudo, se você seguir nossas super dicas a risca, vai conseguir uma boa economia no fim do mês. Veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...