Saiba como comprar ouro e como funciona a tributação desse ativo

No mercado atual, além da forma física, existem várias opções para a aquisição de ouro

Anúncio


Em meio aos desafios econômicos e políticos presentes em todo o mundo, alguns ativos são utilizados pelos investidores como forma de proteção em cenários de crise. Um exemplo disso é a aquisição de metais preciosos. Então, falaremos hoje (13/03) no Blog Guia do Ex-Negativado, como comprar ouro e como funciona a tributação desse ativo. Acompanhe!

Como comprar ouro

Engana-se quem acha que só existe a forma física para comprar ouro. Atualmente existem várias formas de adquirir esse ativo. Então, veja abaixo as principais: 

Ouro físico 

Primeiro, podemos comprar ouro de negociantes profissionais. Aqui, um interessado compra barras ou moedas de ouro, preferencialmente padronizadas, e espera que o metal se valorize no mercado.  

A principal dificuldade é manter o ouro em um local seguro. Sendoa ssim, é comum a necessidade de recorrer a empresas captadoras de depósitos, como alguns bancos, para pagar uma taxa pelos serviços de custódia de ativos 

Além disso, a precificação do ouro é realizada em dólar. Então, esse tipo de ativo está sujeito à variação cambial entre as moedas brasileira e norte americana. 

Continua depois da publicidade

Exchange Traded Funds (ETFs) 

 Os ETFs são fundos que refletem o desempenho dos índices de mercado. É o caso, por exemplo, de fundos que sobem ou descem com base no desempenho do IBOVESPA ou com base no desempenho de empresas com valor de mercado de 300 milhões a 2 bilhões de reais. 

Continua depois da publicidade

Nesse caso, podemos citar o de fundo GOLD11; que tenta acompanhar o preço do ouro em dólar, utilizando o índice iShares Gold Trust.  

Contratos à vista 

O investimento em ouro também pode ser feito por meio de contratos com pagamento à vista. Nesse sentido, as negociações ocorrem por frações: 

OZ1D: Lote padrão de 250g 

OZ2D: Lote fracionário de 10g 

OZ3D: Lote Fracionário de 0,225g 

Contrato futuro 

Um contrato de futuro é um acordo para comprar ouro a um preço fixo. Portanto, na data de vencimento, o comprador recebe o valor acordado e paga o valor contratado. Dessa forma, o ativo pode ser adquirido na B3 com o código de transação OZ1.  

Nesse sentido, cada contrato equivale a 250 gramas de ouro puro e é realizado por uma instituição credenciada pela Bolsa de Valores. 

Esse tipo de contrato é amplamente utilizado para proteção contra mudanças de mercado, já que os preços são pré-acordados por ambas as partes.  

Nesse caso, a dificuldade está na acessibilidade para pequenos investidores devido ao grande volume de capital necessário para obter o contrato. 

BRDs 

Também é possível investir em ouro através de Brazilian Depositary Receipt (BRDs) da mineradora canadense Aura Minerals que atua na exploração, desenvolvimento e operação de projetos de ouro, cobre e outros metais no Brasil, México e Honduras. 

Atualmente, qualquer investidor pode fazer aplicações em BDRs da mineradora utilizando o código AURA33.  

Tributação dos investimentos em ouro 

O ouro obtido de instituições financeiras brasileiras e definido como ativo financeiro está sujeito à tributação de renda variável.  

Nesse caso, os ganhos de capital realizados por investidores em aplicações de renda variável de até R$ 20.000 e acima no mês estão isentos de imposto de renda à alíquota de 15%.  

Nas operações de day trading (compra e venda no mesmo dia), a alíquota é de 20%.No caso do ETF, o imposto sobre ganhos de capital é de 15%, enquanto no Fundo Multimercado, o imposto segue uma alíquota regressiva que varia de 22,5% a 15,0%, dependendo do período de investimento.  

Por fim, é importante ressaltar que a incidência desses tributos ocorre sobre os lucros auferidos no momento do resgate. 

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos. Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência.

Mas para aproveitar as oportunidades e viver o “sonho americano” da melhor forma, é preciso uma boa adaptação.

Quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena procurar fazer uma leitura do contexto para, assim, evitar futuros problemas.

É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa. Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...