Quanto está o CDI hoje? Entenda como essa taxa afeta nos investimentos

Tire suas dúvidas sobre essa sigla

Foto do revisor (Victor de Freitas)
Revisado por: (Victor de Freitas)
Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Salvador, 26 de julho de 2022, por Victor de Freitas – O mundo dos investimentos é repleto de siglas que geram dúvidas aos usuários, como é o caso do CDI, principalmente pelo fato de os bancos só divulgarem o quanto determinada aplicação ou conta rende, sem detalhar exatamente. Afinal, quanto está o CDI hoje?

A tática vem sendo amplamente utilizada pelas mais variadas instituições financeiras nos últimos tempos, principalmente as contas digitais e empresas que possuem CDBs à disposição do usuário.

Nesses casos, geralmente os bancos e corretoras costumam divulgar quanto o produto ou serviço rendem com anúncios do tipo “rendimento a 100% do CDI”, como exemplo.

A ideia é de atrair usuários para investirem ou guardarem dinheiro, seja no título de investimento ou na conta digital que garante remuneração diretamente no saldo.

De toda forma, o que parece ser atrativo nem sempre é entendido pelos próprios consumidores, que, em muitas vezes, não sabem quanto seu dinheiro vai render efetivamente.

Continua depois da publicidade

O que é CDI?

Antes de explicar o rendimento, é importante entender do que se trata essa sigla. CDI significa Certificado de Depósito Interbancário.

Continua depois da publicidade

É uma taxa que serve de parâmetro para os empréstimos entre instituições financeiras, já que todos devem fechar cada dia com saldo positivo para atender a regulamentação do Banco Central.

Sendo assim, a taxa de juros é determinada com base no CDI.

No caso dos investimentos, seu impacto é enorme pelo fato de que essa mesma taxa significa a remuneração que será oferecida pelos bancos aos usuários.

Afinal, quanto está o CDI hoje?

A taxa do CDI sempre fica 0,10 abaixo da Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil e que varia a cada 45 dias.

Atualmente, a Selic está em 13,25%.

Isso quer dizer que a taxa de 100% do CDI é de exatamente 13,15% ao ano. Esse é o rendimento mais oferecido pelos bancos e corretoras nesse momento.

O Banco Central também divulga a taxa de mensal do CDI, que atualmente é de 1,06% ao mês.

Ou seja, se você aplicou em um título de investimento ou guardou dinheiro em uma conta a 100% do CDI, essa é a sua remuneração atual.

Carregando comentários aguarde...
...
...