Empréstimo no Caixa Tem: quando vai ser liberado? Confira aqui

Conheça os detalhes sobre a linha de crédito que será lançada pela Caixa

Entenda como resolver o problema de conta não localizada (Foto: Ministério da Cidadania)

A Caixa foi a instituição responsável por repassar o auxílio emergencial em 2020 e, após ter finalizado os pagamentos, está trabalhando para lançar o empréstimo no Caixa Tem. Mas, já tem data para ser liberado? Confira hoje (03/02) o que existe de concreto sobre o assunto.

Leia mais: Caixa Econômica Federal libera novos saques do FGTS; confira

A possibilidade do empréstimo no Caixa Tem já está sendo estudada há um tempo A possibilidade do empréstimo no Caixa Tem já está sendo estudada há um tempo – Foto: Pixabay

Confira na matéria abaixo, maiores informações sobre o assunto. Afinal, logo quando surgiu rumores da possibilidade, ela vem sendo questionada de diversas formas.
O que é o Caixa Tem?
Caixa Tem é um aplicativo desenvolvido pela CEF. Ele tinha o intuito inicial de agilizar e facilitar o repasse das parcelas do auxílio emergencial para os milhões de beneficiários que tinham direito a recebê-lo durante o ano de 2020.

Inicialmente, ele foi voltado exclusivamente para os beneficiários do auxílio. Mas, rapidamente o aplicativo se tornou mais robusto e ganhou um maior número de usuários.

Para ter uma conta aberta no Caixa Tem, no entanto, é necessário possuir algum direito trabalhista ou benefício social a receber. Isso porque, a Caixa tem aproveitado o lançamento do aplicativo da poupança social digital para pagar diversos benefícios. É o caso de FGTS emergencial, PIS e Bolsa Família.

 

O público que ganha o direito a ter uma conta no Caixa Tem é considerado como de baixa renda, em sua maioria. Assim, o banco federal trabalha para aumentar as possibilidades de uso do aplicativo, inclusive com o lançamento de uma linha de microcrédito exclusivo.
Empréstimo no Caixa Tem está confirmado, mas quando será liberado?
A linha de crédito popular, que será lançada através do aplicativo da poupança social digital, já foi confirmada de maneira oficial. A divulgação se deu em algumas entrevistas e vídeos feitos pela própria instituição.

Por exemplo, o presidente da CEF, Pedro Guimarães, no final de dezembro, havia relatado novamente que iria repassar empréstimo ao público. Contudo, somente para quem recebe benefícios pelo aplicativo gratuito do banco.

Em sua afirmação, Guimarães destacava o fato de o Caixa Tem conseguir ampliar a base de cidadãos bancarizados no país. Ele indicou que o empréstimo pelo aplicativo viria após a pandemia, com juros menores.
“(…) 35 milhões de brasileiros que nunca tiveram acesso ao setor financeiro, passaram a ser bancarizados e é fundamental, porque após a pandemia estes brasileiros terão acesso ao crédito a taxas muito menores do que tinham antes”.
Um pouco mais de um mês depois, a situação ainda não mudou em relação à data do lançamento da linha de crédito popular pelo Caixa Tem. Neste momento, não existe projeção ou expectativa para que o empréstimo no Caixa Tem comece a ser liberado nas próximas semanas.

Leia também: Help oferece consignado e empréstimo pessoal para negativado
Como funcionará a linha de crédito pelo Caixa Tem?
Inicialmente, divulgou-se R$ 1 mil como valor máximo do empréstimo. No entanto, ainda não há confirmação de qual o limite da contratação.

Sabe-se ainda que a taxa de juros ficará em torno de 1,5% a 2% ao mês. Isso é considerado como baixo diante das linhas de crédito comuns oferecidas no mercado.

A medida tem como foco, atender às famílias de baixa renda no país, que forma a maior parte da base de cliente da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, resta aguardar novas notícias sobre o empréstimo Caixa Tem.

Leia ainda: Calendário de pagamento do PIS 2021 e 2022: confira as datas de liberação

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações