Caixa Econômica Federal libera novos saques do FGTS; confira

Os lotes de pagamento beneficiam milhões de brasileiros

Caixa Econômica Federal libera novos saques do FGTS; Confira - Foto: Diário do Nordeste

Nesta última segunda-feira (01) a Caixa Econômica Federal liberou novos lotes para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Afinal, ela é responsável por gerenciar o FGTS. Veja hoje, no Poder Econômico do Folha GO, quem será beneficiado.

Também veja: Volta do auxílio emergencial em 2021 vai acontecer? Saiba o que existe até agora

Caixa Econômica Federal Novos saques do FGTS estão disponíveis. – Foto: TransferWise

Os novos saques do FGTS podem auxiliar milhões de brasileiros. Assim, correspondem a uma renda extra. Ela, então, provém da movimentação do saldo do Fundo de Garantia. Este é restrito aos saques previstos em lei. Por isso, sua liberação é tão importante.
Caixa Econômica Federal libera novos lotes de FGTS: veja quem pode sacar
Os novos lotes do Fundo de Garantia que tiveram liberação nesta segunda-feira (01) se destinam ao saque-aniversário. Além disso, são exclusivos aos trabalhadores que fazem aniversário em fevereiro e que requereram a movimentação.

Com esses novos lotes, o trabalhador pode sacar uma parte do valor que está presente na conta de Fundo de Garantia. A porcentagem de movimentação se limita de acordo com esse saldo.

Pode sacar esse novo lote tanto o aniversariante de fevereiro que já requereu o saque-aniversário quanto, também, quem fizer o requerimento até o final de fevereiro. Ou seja, é preciso fazer um pedido específico.
Até quando é possível realizar o saque desse lote do FGTS?
Quem nasceu em fevereiro, requereu até o dia 28 de fevereiro ou já tenha solicitado o saque-aniversário pode sacá-lo até o último dia de abril. O prazo, então, sempre respeita o final do segundo mês subsequente à liberação.

Contudo, ao requerer o saque-aniversário o trabalhador indica uma conta para depósito dos valores pela Caixa Econômica Federal. Portanto, a transferência é automática. O prazo se aplica, então, para as liberações que encontram problemas.

Dentre os principais obstáculos está a indicação de uma conta conjunta ou, então, que não seja corrente. Nesses casos, quando o trabalhador perceber a ausência da transferência, deve procurar a CEF até a data-limite de pagamento, nesse caso 30 de abril.

Portanto, leia também: Easynvest: conheça a startup com empréstimo a partir de R$ 1 mil
Como requerer o saque-aniversário?
Para se valer das liberações da Caixa Econômica Federal do saque-aniversário é preciso requerer o valor. Contudo, isso somente tem validade para quem não fez o requerimento desde 2019, quando houve a criação da modalidade.

Para isso, deve-se acessar o aplicativo ou site FGTS. Ao acessá-lo, é preciso fazer o login com o número do CPF e senha já cadastrados ou, então, realizar um cadastro caso ainda não exista.

Na página inicial do site ou aplicativo, em azul, haverá uma aba para solicitação do saque-aniversário. Dessa forma, basta clicar ali, conceder informações sobre a conta bancária e requerer a liberação.

A Caixa Econômica Federal, dessa maneira, liberará os valores no dia em que inicia o mês de aniversário do trabalhador. O valor, caso não seja transferido automaticamente, é passível de saque até o último dia do segundo mês subsequente à liberação.
Quem pode requerer o saque-aniversário do FGTS para a Caixa Econômica Federal?
Todos os trabalhadores com contas ativas e inativas podem requerê-lo. As limitações ocorrem em relação ao saque, que depende do valor do saldo. Igualmente, da data de solicitação. Caso posterior ao último dia do mês de nascimento, ela só permite o pagamento no ano seguinte.

Por fim, cabe lembrar que o saque-aniversário da Caixa Econômica Federal impede o trabalhador de realizar os saque integral do FGTS em caso de dispensa sem justa causa. Por outro lado, o cancelamento da adesão demanda 02 anos da data de inscrição.

Confira ainda: Até quando o PicPay vai render 210% do CDI? Confira aqui

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações