Doenças comuns em cachorro que podem ser fatais: saiba quais e como cuidar

Infelizmente algumas doenças são bem comuns nos cães

Doenças comuns em cachorro. Sabemos a importância dos animais em nossa vida, por isso é preciso saber que a forma mais eficaz de curar nosso amigo é evitando que ele adoeça. Dessa maneira, hoje (04) aqui no Notícias Pet do Folha Go vamos falar sobre esse assunto importante para cuidar da saúde do seu cachorro.

Doenças comuns em cachorro e os cuidados

cachorro
Algumas doenças são comuns nos pets Foto – Pixabay

Como nós, os cachorros também podem sofrer de várias doenças ao longo de suas vidas. Muitos delas são curáveis. Além disso, com um bom sistema de prevenção, seus efeitos podem ser evitados ou até reduzidos.

Embora os animais de estimação possam parecer muito fortes e imunes, eles realmente não são livres de adquirir doenças.

Por isso é importante cuidar, ter atenção e dar muito amor. Mas isso não terá efeito se você não souber quais são as doenças mais comuns nos animais de estimação, como detectá-las e os cuidados que devem ser tomados com cada uma delas.

Quais as doenças comuns em cachorro

Doenças comuns em cachorro
Fique atento a qualquer sinal estranho na saúde do cachorro Foto – Pixabay

Para que você não seja pego de surpresa, aqui estão as doenças mais comuns que seu animal de estimação podem sofrer.

  • Cinomose: é uma doença causada por um vírus e se espalha pelos fluidos (sangue) do animal afetado. Logo, os principais sintomas da cinomose são enjoos, febre, diarreia, perda de apetite e erupções cutâneas. Em um nível mais sério, também é possível que o cão sofra de convulsões e até paralisia. Para evitar que o nosso animal sofra desta enfermidade, devemos dar-lhe a vacina correspondente e se notarmos alguma manifestação, levá-lo imediatamente ao veterinário para alguns cuidados, visto que não há tratamento.
  • Otite: neste caso, a orelha do cão inflama devido a diversos motivos, como bactérias, infecção ou coceira vigorosa. Os sinais de otite são coceira na área, vermelhidão, secreções, etc. A melhor forma de tratar a otite é limpar bem o ouvido e aplicar os produtos indicados pelo veterinário.

Veja outras doenças:

  • Dermatite: A primeira coisa a fazer é certificar-se de que não é caspa e depois visitar o veterinário caso a coceira e / ou vermelhidão da pele não diminuam.
  • Leishmaniose: é transmitida por um mosquito e afeta diretamente a pele. A leishmaniose ocorre com úlceras, áreas sem pelos, perda de peso, diarreia, barriga inchada, etc. Entretanto, uma vez que não existe vacina contra esta doença ou um tratamento 100% eficaz, é melhor usar produtos antiparasitários.

Cuidados básicos para garantir a saúde do seu cão

Portanto, além de seu amor e companheirismo, existem medidas que você deve tomar como dono responsável para manter seu cão saudável. Dessa forma, aqui estão algumas coisas recomendadas por veterinários :

  1. Mantenha seu animal de estimação com um peso saudável;
  2. Exercite seu animal de estimação;
  3. Alimente seu animal de estimação com uma dieta nutritiva e balanceada ;
  4. Faça com que seu veterinário examine seu animal de estimação pelo menos uma vez por ano para verificar se ele está saudável e para ajudar a detectar problemas mais cedo;
  5. Vacine  seu animal de estimação contra doenças potencialmente mortais, como cinomose, parvo, panleucopenia e raiva;
  6. Mantenha o seu animal livre de parasitas  (pulgas, carrapatos, etc.).

Ademais, agora que você conhece essas doenças, não esqueça de consultar o veterinário para saber mais como oferecer saúde de qualidade ao seu pet.

Confira mais sobre Como Uma Fórmula Matemática Antiga Define As Raças de cachorros mais belas.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies