Looks like you have blocked notifications!

Tudo sobre o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira

Na última segunda-feira (04), a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família relativo ao cronograma de 2021

-- Continuar depois da publicidade --

Neste ano, o Bolsa Família completa 17 anos de funcionamento. O programa é voltado para a assistência social e financeira de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O quadro de vulnerabilidade social é caracterizado pela renda mensal familiar, que não deve ultrapassar R$ 178 por pessoa. Desse modo, desde o final de 2020, o cronograma do programa para o ano vigente era muito aguardado pelos beneficiários. Assim sendo, o Folha Go apresenta nesta quarta-feira (06/01) as datas de repasse do benefício, visto que a Caixa divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira mais na sequência.

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira
Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira – Foto: Agência Brasil

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Cadastro Bolsa Família: saiba como se inscrever no programa

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021

Na última segunda-feira (04), a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família relativo ao cronograma de 2021.

A divulgação das datas para o pagamento era muito aguardada pelos beneficiários, tendo em vista o fim do repasse do auxílio residual, pago em razão da Covid-19.

Responsável por operar o programa, a CEF é a instituição bancária que faz o repasse das parcelas mensais aos participantes; isto significa que somente nela é possível ter acesso aos valores.

Dessa forma, o calendário regular do programa determina as datas de pagamento de todos os meses por meio do Número de Identificação Social (NIS) que cada Responsável Familiar (RF) possui.

O NIS trata-se de um conjunto numérico formado por 11 dígitos em que o dígito final (qualquer número de 0 a 9) é utilizado para distinguir o calendário.

Assim sendo, o pagamento do Bolsa Família em 2021 seguirá o seguinte cronograma:

Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira
Caixa divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira – Imagem: Divulgação G1

-- Continuar depois da publicidade --

Portanto, o repasse de janeiro acontece entre os dias 18 e 29. Como o auxílio residual não será mais pago, o valor da parcela do Bolsa Família volta a ser correspondente ao valor recebido antes da pandemia e pagamento do auxílio emergencial; ou seja, março de 2020.

Veja ainda: Novo valor do Bolsa Família: confira o que se sabe até o momento

Mudanças em 2021

Embora o Bolsa Família volte a atender 100% dos seus beneficiários normalmente, ao que indica, o programa passará por algumas mudanças no que tange à sua estrutura.

Contudo, o governo ainda não divulgou como serão feitas as alterações no programa, principalmente com relação aos valores atualizados. O que se sabe até então é que a migração para a Poupança Social Digital vai acontecer.

Dessa maneira, ainda em dezembro, os beneficiários com NIS final 9 e 0 começaram a utilizar a modalidade de pagamento digital, na qual é possível movimentar a parcela por meio do aplicativo CAIXA Tem.

A movimentação pode ser feita para fazer comprar pela internet, pagar contas domésticas como água e luz, e efetuar também o pagamento de boletos.

A migração está sendo feita de modo progressivo. Em janeiro os beneficiários cujo NIS termina em 6, 7 e 8 poderão contar com a opção de pagamento.

Em fevereiro, o governo prevê a inclusão dos participantes com NIS final 3, 4 e 5 e finalizando em março, os beneficiários com NIS terminado em 1 e 2 e os Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (GPTE); ou seja:

  • Assentados;
  • Indígenas;
  • Quilombolas;
  • Acampados;
  • Ribeirinhos;
  • Extrativistas;
  • Pescadores artesanais;
  • Comunidades tradicionais;
  • Agricultores familiares;
  • Pessoas em situação de rua.

Confira: Saiba como receber o Bolsa Família pelo CAIXA Tem em 2021

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...