Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas

O acesso do público à lista de beneficiários é previsto por lei. Segundo a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13 (a qual criou o programa), devem ser divulgados todos os nomes dos participantes

Os beneficiários do Bolsa Família podem conferir suas informações e a situação do benefício, como disponibilidade, pagamentos, aprovação/negação, saldo, entre outros, sem ser necessário sair de casa. Desse modo, saiba nesta quinta-feira (12/11) como fazer a consulta Bolsa Família pelo nome.

Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas
Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas – Foto: Lidianne Andrade

É importante também mencionar que, além da consulta pelo nome, é possível ainda consultar o benefício de outras formas, de maneira igualmente simples e rápida.

Portanto, confira a seguir os métodos distintos para verificar informações cadastrais acerca do programa.

Leia também: Como saber se fui aprovada no Bolsa Família? Entenda

De que forma é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome

A consulta do Bolsa Família é uma forma de verificar o cadastro de determinada pessoa ou família participante do programa. Além disso, é possível conferir o saldo do benefício.

Tendo isso em vista, o acesso do público à lista de beneficiários é previsto por lei. Segundo a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13 (a qual criou o programa), devem ser divulgados todos os nomes dos participantes.

Desse modo, qualquer pessoa pode verificar a relação. A consulta é feita por meios eletrônicos, de duas formas diferentes:

  • Site da Caixa Econômica Federal (CEF);
  • Portal da Transparência.

Somente pelo Portal da Transparência é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome. Para tanto, o interessado deve ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar (seja o seu próprio ou o de outra pessoa).

Em sendo assim, para efetuar a consulta deve-se fazer o seguinte passo a passo:

  • Acessar o Portal da Transparência;
  • Na primeira tela, deve-se digitar o nome completo do Responsável Familiar (RF) no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”).
  • Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
  • Ao clicar no nome do beneficiário, serão divulgadas informações a respeito do Número de Identificação Social (NIS) e os valores pagos que foram sacados e os disponibilizados a cada mês.

Porém, se o interessado não conseguir realizar a consulta dessa maneira, poderá refinar a pesquisa; ou seja, selecionando a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.

Ou ainda, poderá acessar a lista de beneficiários de outras formas, utilizando o NIS ou o CPF.

Outras formas de consultar o benefício

Também é possível consultar o Bolsa Família pelo Portal da Transparência, de outra forma distinta da busca feita pelo nome do RF.

Basta que o interessado acesse o link direto (Detalhamento dos Benefícios). Após acessar, a tela apresentará as informações do benefício por Estado e município.

Além desse método, a CEF disponibiliza aos beneficiários uma forma de verificar o benefício. O acesso deve ser feito pelo site da instituição (Benefícios Sociais) que só funciona corretamente no navegador Internet Explorer.

No site da Caixa são disponibilizadas opções distintas para a consulta:

  • Consulta benefício por UF (estado);
  • Município;
  • Família.

O interessado deve selecionar as opções correspondentes à sua pesquisa, como o estado e município corretos.

Leia ainda: Cadastro Bolsa Família 2020: saiba agora mesmo como e onde fazer o seu

Na busca pela família beneficiada, deve informar corretamente o NIS do RF. Em todas as consultas, portanto, serão detalhadas informações acerca da situação do benefício (se aprovado ou negado), bem como o total de dinheiro transferido.

Comments
Loading...