Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas

O acesso do público à lista de beneficiários é previsto por lei. Segundo a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13 (a qual criou o programa), devem ser divulgados todos os nomes dos participantes

Os beneficiários do Bolsa Família podem conferir suas informações e a situação do benefício, como disponibilidade, pagamentos, aprovação/negação, saldo, entre outros, sem ser necessário sair de casa. Desse modo, saiba nesta quinta-feira (12/11) como fazer a consulta Bolsa Família pelo nome.

Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas
Consulta Bolsa Família pelo nome: saiba como fazer e confira outras alternativas – Foto: Lidianne Andrade

É importante também mencionar que, além da consulta pelo nome, é possível ainda consultar o benefício de outras formas, de maneira igualmente simples e rápida.

Portanto, confira a seguir os métodos distintos para verificar informações cadastrais acerca do programa.

Leia também: Como saber se fui aprovada no Bolsa Família? Entenda

De que forma é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome

A consulta do Bolsa Família é uma forma de verificar o cadastro de determinada pessoa ou família participante do programa. Além disso, é possível conferir o saldo do benefício.

Tendo isso em vista, o acesso do público à lista de beneficiários é previsto por lei. Segundo a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13 (a qual criou o programa), devem ser divulgados todos os nomes dos participantes.

Desse modo, qualquer pessoa pode verificar a relação. A consulta é feita por meios eletrônicos, de duas formas diferentes:

  • Site da Caixa Econômica Federal (CEF);
  • Portal da Transparência.

Somente pelo Portal da Transparência é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome. Para tanto, o interessado deve ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar (seja o seu próprio ou o de outra pessoa).

Em sendo assim, para efetuar a consulta deve-se fazer o seguinte passo a passo:

  • Acessar o Portal da Transparência;
  • Na primeira tela, deve-se digitar o nome completo do Responsável Familiar (RF) no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”).
  • Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
  • Ao clicar no nome do beneficiário, serão divulgadas informações a respeito do Número de Identificação Social (NIS) e os valores pagos que foram sacados e os disponibilizados a cada mês.

Porém, se o interessado não conseguir realizar a consulta dessa maneira, poderá refinar a pesquisa; ou seja, selecionando a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.

Ou ainda, poderá acessar a lista de beneficiários de outras formas, utilizando o NIS ou o CPF.

Outras formas de consultar o benefício

Também é possível consultar o Bolsa Família pelo Portal da Transparência, de outra forma distinta da busca feita pelo nome do RF.

Basta que o interessado acesse o link direto (Detalhamento dos Benefícios). Após acessar, a tela apresentará as informações do benefício por Estado e município.

Além desse método, a CEF disponibiliza aos beneficiários uma forma de verificar o benefício. O acesso deve ser feito pelo site da instituição (Benefícios Sociais) que só funciona corretamente no navegador Internet Explorer.

No site da Caixa são disponibilizadas opções distintas para a consulta:

  • Consulta benefício por UF (estado);
  • Município;
  • Família.

O interessado deve selecionar as opções correspondentes à sua pesquisa, como o estado e município corretos.

Leia ainda: Cadastro Bolsa Família 2020: saiba agora mesmo como e onde fazer o seu

Na busca pela família beneficiada, deve informar corretamente o NIS do RF. Em todas as consultas, portanto, serão detalhadas informações acerca da situação do benefício (se aprovado ou negado), bem como o total de dinheiro transferido.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies