Veja como consultar o FGTS ativo em poucos passos

A consulta é uma forma que o trabalhador possui de garantir que seus direitos estejam sendo observados mensalmente pelo empregador

Os trabalhadores brasileiros recebem mensalmente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele é uma obrigação dos empregadores e a regularidade dele pode ser conferida pelo beneficiário. Para isso é preciso saber como consultar o FGTS ativo, conforme veremos hoje, 28 de novembro.

A consulta pode ser feita pela internet, a partir de um aplicativo específico lançado pela Caixa Econômica Federal (CEF), gerenciadora do Fundo de Garantia. Dessa maneira o trabalhador garante que seus direitos estejam sendo observados mensalmente pelo empregador.

Também veja: Como Sacar O FGTS Para Construir? Veja Passo A Passo

consultar FGTS ativo
A consulta ao FGTS é fácil e rápida. (Imagem: Exame)

Como consultar o FGTS ativo?

A consulta ao FGTS ativo ocorre no aplicativo que leva o mesmo nome da parcela. Todos os trabalhadores podem realizar a consulta a qualquer momento, bastando ter em mãos um celular conectado à Internet.

Assim, basta seguir um passo a passo rápido e fácil para que se tenha acesso ao aplicativo:

  • Antes de tudo, deve-se encontrar o aplicativo FGTS na loja de apps do celular e, assim, instalá-lo;
  • Em seguida, selecionar a opção “Cadastre-se”;
  • Então, é preciso preencher informações como nome completo, data de nascimento e número do CPF. Por fim, para consultar o FGTS ativo é necessário cadastrar uma senha e e-mail;
  • Na sequência, há o envio de um e-mail de confirmação de cadastro ao trabalhador. Nele existe um link de acesso;
  • Nesse momento, o cidadão deve realizar o login com o número do CPF e a senha anteriormente cadastrada;
  • Finalmente, o trabalhador responderá a perguntas sobre seu histórico trabalhista. Após essa fase é possível ter acesso a todos os dados relacionados ao Fundo de Garantia.

Aliás, a consulta do saldo de contas de FGTS inativo também ocorre dessa maneira. Essa modalidade se relaciona ao Fundo de Garantia relativo aos vínculos de emprego antigos e já encerrados.

Consultar FGTS ativo previne fraudes ao Fundo de Garantia

Uma das principais vantagens de realizar as consultas é que o trabalhador pode conferir se há regularidade dos depósitos feitos pelo empregador. Ou seja, essa é uma ferramenta de fiscalização.

Assim, caso o trabalhador note ausências de depósitos pode conversar diretamente com o empregador. Caso isso não resolva a situação é um direito e dever do cidadão denunciar a conduta à Superintendência Regional do Trabalho ou à Secretaria do Trabalho.

As denúncias podem ser feitas de modo anônimo e sem que isso cause prejuízos ao trabalhador. Igualmente, é possível entrar com ação trabalhista na Justiça do Trabalho. Outra opção é a denúncia ao sindicato dos trabalhadores.

Por outro lado, consultar o FGTS ativo permite controlar as movimentações no Fundo. Dessa maneira, também podem ser evitadas fraudes em que terceiros movimentam  os valores de modo fraudulento.

Quando é possível movimentar o dinheiro?

O Fundo de Garantia tem limitações quanto suas movimentações. Dessa maneira, a permissão aos saques do FGTS depende das seguintes situações:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Construção de casa ou quitação de financiamento de imóvel residencial;
  • Doenças graves;
  • Saque-aniversário;
  • Movimentação emergencial de até 1.045 reais.

De qualquer forma consultar o FGTS ativo em qualquer uma das hipóteses acima ocorre pelo aplicativo.

Confira agora: Liberado Saque Do Fundo Previdenciário? Verdade Ou Fake News? Entenda

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies