Veja como consultar o FGTS ativo em poucos passos

A consulta é uma forma que o trabalhador possui de garantir que seus direitos estejam sendo observados mensalmente pelo empregador

Os trabalhadores brasileiros recebem mensalmente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele é uma obrigação dos empregadores e a regularidade dele pode ser conferida pelo beneficiário. Para isso é preciso saber como consultar o FGTS ativo, conforme veremos hoje, 28 de novembro.

A consulta pode ser feita pela internet, a partir de um aplicativo específico lançado pela Caixa Econômica Federal (CEF), gerenciadora do Fundo de Garantia. Dessa maneira o trabalhador garante que seus direitos estejam sendo observados mensalmente pelo empregador.

Também veja: Como Sacar O FGTS Para Construir? Veja Passo A Passo

consultar FGTS ativo
A consulta ao FGTS é fácil e rápida. (Imagem: Exame)

Como consultar o FGTS ativo?

A consulta ao FGTS ativo ocorre no aplicativo que leva o mesmo nome da parcela. Todos os trabalhadores podem realizar a consulta a qualquer momento, bastando ter em mãos um celular conectado à Internet.

Assim, basta seguir um passo a passo rápido e fácil para que se tenha acesso ao aplicativo:

  • Antes de tudo, deve-se encontrar o aplicativo FGTS na loja de apps do celular e, assim, instalá-lo;
  • Em seguida, selecionar a opção “Cadastre-se”;
  • Então, é preciso preencher informações como nome completo, data de nascimento e número do CPF. Por fim, para consultar o FGTS ativo é necessário cadastrar uma senha e e-mail;
  • Na sequência, há o envio de um e-mail de confirmação de cadastro ao trabalhador. Nele existe um link de acesso;
  • Nesse momento, o cidadão deve realizar o login com o número do CPF e a senha anteriormente cadastrada;
  • Finalmente, o trabalhador responderá a perguntas sobre seu histórico trabalhista. Após essa fase é possível ter acesso a todos os dados relacionados ao Fundo de Garantia.

Aliás, a consulta do saldo de contas de FGTS inativo também ocorre dessa maneira. Essa modalidade se relaciona ao Fundo de Garantia relativo aos vínculos de emprego antigos e já encerrados.

Consultar FGTS ativo previne fraudes ao Fundo de Garantia

Uma das principais vantagens de realizar as consultas é que o trabalhador pode conferir se há regularidade dos depósitos feitos pelo empregador. Ou seja, essa é uma ferramenta de fiscalização.

Assim, caso o trabalhador note ausências de depósitos pode conversar diretamente com o empregador. Caso isso não resolva a situação é um direito e dever do cidadão denunciar a conduta à Superintendência Regional do Trabalho ou à Secretaria do Trabalho.

As denúncias podem ser feitas de modo anônimo e sem que isso cause prejuízos ao trabalhador. Igualmente, é possível entrar com ação trabalhista na Justiça do Trabalho. Outra opção é a denúncia ao sindicato dos trabalhadores.

Por outro lado, consultar o FGTS ativo permite controlar as movimentações no Fundo. Dessa maneira, também podem ser evitadas fraudes em que terceiros movimentam  os valores de modo fraudulento.

Quando é possível movimentar o dinheiro?

O Fundo de Garantia tem limitações quanto suas movimentações. Dessa maneira, a permissão aos saques do FGTS depende das seguintes situações:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Construção de casa ou quitação de financiamento de imóvel residencial;
  • Doenças graves;
  • Saque-aniversário;
  • Movimentação emergencial de até 1.045 reais.

De qualquer forma consultar o FGTS ativo em qualquer uma das hipóteses acima ocorre pelo aplicativo.

Confira agora: Liberado Saque Do Fundo Previdenciário? Verdade Ou Fake News? Entenda

Comments
Loading...