Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família de forma simples e segura
Após a ativação, o cartão estará desbloqueado e poderá ser usado para sacar as parcelas mensais
Como desbloquear o cartão do Bolsa Família – Atualmente, o Bolsa Família atende a mais de 13 milhões de famílias com o repasse mensal de um valor que não é fixo. Dessa forma, beneficiários recém aceitos no programa devem saber desbloquear o cartão. Aprenda hoje (27/10), portanto, como fazer esse desbloqueio de forma segura, simples e gratuita.
O cartão é a forma de acesso ao benefício. No entanto, como já é esperado, ele só poderá ser utilizado depois de ativado.
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Como desbloquear cartão do Bolsa Família
Para desbloquear o cartão do Bolsa Família, o beneficiário precisa cumprir duas etapas:
- Ligação (agendamento);
- Comparecimento à agência bancária.
Quando a família é contemplada pelo programa, o cartão do benefício é entregue na residência pelo Correio.
No entanto, para receber o cartão, é preciso que um integrante familiar maior de 18 anos de idade receba o cartão e assine a correspondência. Caso contrário, o cartão não será entregue. Duas outras novas tentativas de entregas serão realizadas.
Ao receber o cartão, o Responsável Familiar (RF) ainda não está apto a receber o benefício, pois é necessário desbloquear o cartão.
Para isso, é necessário ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar o desbloqueio e a liberação para o cadastro da senha.
A ligação poderá ser feita por qualquer telefone, seja o aparelho celular ou o telefone fixo. Além disso, a ligação é gratuita e garante a execução da segunda etapa.
Esta consiste em comparecer à Lotérica para cadastrar a senha. Na agência, será solicitado para o beneficiário um documento oficial com foto e o cartão do benefício. O RF ainda assinará o Termo de Responsabilidade de Guarda do cartão.
Após esse procedimento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico e fará a ativação.
Além disso, é possível ativar o cartão em alguma agência da Caixa Econômica Federal. O procedimento é o mesmo, porém não é necessária a apresentação do cartão, mas o documento é indispensável.
Portanto, após a ativação, o cartão estará desbloqueado e poderá ser usado para sacar as parcelas mensais, as quais são determinadas pelo calendário regular do programa.
Tive o benefício aprovado, mas ainda não recebi o cartão, posso sacar a parcela?
A resposta é sim. Caso o benefício tenha sido aprovado, é possível que o RF saque a parcela (caso ela esteja disponível para o saque).
Dessa forma, o valor pode ser retirado usando o Cartão Cidadão ou utilizando a guia bancária junto com um documento oficial com foto.
Já o prazo de entrega pode variar de 30 a 45 dias, após a família receber a correspondência de que entrou no programa.
Neste período, os pagamentos podem ser feitos e o RF poderá ter acesso, desde que siga uma dessas maneiras citadas acima.
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Para ter acesso à guia bancária, basta apresentar a correspondência na unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próxima e comunicar que deseja sacar a parcela, mas ainda não recebeu o cartão.
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