Saiba como obter a declaração de que trabalhou nas eleições de 2020

Mesários têm direito a dias de folga no trabalho

A Justiça Eleitoral já abriu o período para que mesários possam obter a declaração de que trabalhou nas eleições municipais de 2020. Nesta sexta (20), confira todos os detalhes e saiba como conseguir o documento.

Mesários são colaboradores essenciais para a realização de eleições a cada dois anos. Essas pessoas podem se habilitar para o trabalho de maneira voluntária ou serem convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral, se em algum momento tiverem se colocado à disposição.

Saiba como obter a declaração de que trabalhou nas eleições de 2020
Saiba como obter a declaração de que trabalhou nas eleições de 2020 (Foto: Play Store)

Por se tratar de um trabalho voluntário para a Justiça Eleitoral, colaborando com o ato democrático do país, esses colaboradores não recebem nenhum tipo de remuneração em dinheiro pelo tempo de serviço.

No entanto, mesários possuem alguns benefícios obtidos com a emissão da declaração de que participou das eleições como voluntário.

Leia mais: Mesário ganha dinheiro? Saiba aqui os benefícios para quem trabalha nas eleições

Afinal, como conseguir a declaração de que trabalhou nas eleições?

A declaração pode ser obtida em poucos passos, através do Canal do Mesário. Isso, dentro do site oficial da Justiça Eleitoral ou através de aplicativo.

O endereço para acessar é o seguinte: https://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/index.html.

Já o aplicativo é o “Mesário”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira e que está disponível para todos os smartphones Android e iOS.

A declaração já disponibilizada pelo TRE de cada localidade está apta para emissão e contempla o número de dias trabalhado pelo cidadão que, por sua vez, se voluntariou para o serviço.

Existem duas condições para a declaração. Uma delas é para o mesário que registrou presença na urna eletrônica no início e no final dos trabalhos eleitorais.

Já a outra é para o mesário que não registrou presença na urna eletrônica no início e no final do trabalhos eleitorais, e, ainda, o convocado para funções especiais.

Dentro do endereço destacado acima, basta clicar em “emitir a declaração” de acordo com a sua condição como mesário no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

A situação atual do registro não permite a emissão da declaração: o que fazer neste caso?

Esta mensagem de erro tem causado dúvidas para os colaboradores que não conseguiram emitir suas declarações nos primeiros dias pós-eleições.

E isso é explicado pelo próprio Canal do Mesário.

No caso dos que registraram presença, o prazo para a declaração é disponível até o dia 23 de novembro. Se passar deste período e ainda não tiver conseguido a emissão, deve entrar em contato com o seu cartório eleitoral.

Já os mesários que não registraram presença na urna, o prazo é até o dia 05 de dezembro. Após isso, também deve entrar em contato com o cartório eleitoral onde foi cadastrado.

Leia também: Saiba como regularizar o Título de Eleitor online 2020

Benefícios para mesários

Mesários não faturam remuneração em dinheiro, mas ganham dias de folga e preferência em concursos públicos. Confira quais são os benefícios:

  • 2 dias de folga no emprego regular para cada turno trabalhado como mesário;
  • Também equivale a 2 dias de folga no emprego cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral.
  • Além disso, mesários ganham o benefício de ter preferência no desempate em concursos públicos; e
  • Ganham um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Portanto, para ter direito aos dias de folga e às gratificações é imprescindível emitir a declaração de mesário.

Leia ainda: Justificativa eleição 2020: saiba como justificar ausência sem sair de casa

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies