Delícia mediterrânea: descubra a receita autêntica da salada caprese e transporte-se para a Itália no almoço

Confira o passo a passo para uma refeição leve e muito saborosa

Belo Horizonte, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Muito se ouve falar em salada caprese, mas nem todos conhecem essa delícia de prato. Com sua origem italiana, a salada é peculiar por conta da junção de três ingredientes: muçarela, tomate e manjericão.

Contudo, existem muitas variações da receita que são igualmente deliciosas. Você pode incluir peixes, frutas e até frango na sua salada caprese, depende da criatividade. Com o Dia das Mães chegando, que tal aprender a preparar esse prato simples, prático e extremamente saboroso?

Como fazer a salada caprese

O preparo é fácil, sendo uma ótima sugestão para quem não tem muito tempo para dispensar na cozinha. Opção prática no dia a dia, fará bonito no almoço de Dia das Mães por conta do sabor intenso e marcante.

A versão que o Folha Go mostrará logo abaixo, é um pouco mais voltada para a tradicional da salada caprese. Mas, como citamos, você escolhe adicionar outros ingredientes como preferir. Dá para colocar queijo minas ao invés da muzarela de búfala, ou usar o suco de limão para temperar.

Há versões com pesto, pasta de ricota, com lentilha e muito mais. Para caprichar na sua saladinha, coloque o chef que tem dentro de você para fora. Abuse do seu lado criativo e bom apetite!

Ingredientes da receita

  • 1 tomate do tipo italiano;
  • 100 gramas da muzarela fresca de búfala;
  • Folhas do manjericão (alfavaca, a maior);
  • Azeite para regar;
  • Sal ao seu gosto;
  • Pimenta-do-reino ao seu gosto.

Modo de preparo da salada caprese

Delícia mediterrânea: descubra a receita autêntica da salada caprese e transporte-se para a Itália no almoço
Delícia mediterrânea: descubra a receita autêntica da salada caprese e transporte-se para a Itália no almoço – IStock

A recomendação é que a salada seja feita com o tomate mais madurinho e, se possível, orgânico. Além de ele ser mais saudável, também permite um sabor muito mais apurado.

Primeiramente, retire o talinho do tomate e, então, fatie-o sem separar as partes, que devem ter uns 5 mm de espessura. Retire aquele “olhinho” que os tomates têm.

Em seguida, corte a muzarela também em fatias mais ou menos da espessura que fez no tomate e vá intercalando com a folha do manjericão: tomate, muzarela, manjericão.

Posteriormente, tempere com a pimenta e o sal. Então, regue com azeite e seja feliz! Ah, quem quiser colocar um pouco de alho triturado crú, pode ter certeza que ficará divino!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies