Anúncio [diario_mostrar_ads id="ADSHEADERPCTODAREDE" template="normal" ]

A maneira mais fácil de fazer uma união estável: 3 passos importantes para realizar, saiba quais são!

Rio de Janeiro (RJ), 8 de junho de 2022, por Janaina Pereira – Você sabia que é bem fácil e rápido declarar a união estável? Pois é, é bem simples. Mas para isso é necessário cumprir alguns requisitos determinados em lei e apresentar os documentos exigidos.

Então, se você quer saber como fazer isso, não deixe de ler esta matéria, aqui na coluna Casa e Receitas. Declarar a união estável não é um bicho de sete cabeças como muitos dizem por aí! Fique com a gente e descubra como fazer!

O que é a União Estável?
Leia mais: Aprenda de uma vez por toda; como fazer quindim nordestino

A maneira mais fácil de fazer uma união estável: 3 passos importantes para realizar, saiba quais são! A maneira mais fácil de fazer uma união estável: 3 passos importantes para realizar, saiba quais são! Imagem: Pexels

A união estável ocorre quando duas pessoas se unem em convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituir uma família.

Mas quando o Código Civil Brasileiro estabeleceu os quatro requisitos acima, para o reconhecimento como uma entidade familiar, em momento algum determinou um período mínimo para que seja considerada união estável, o que muitos desconhecem.

Por isso, de forma equivocada é muito comum vermos as pessoas dizendo que a união só pode ser declarada com o prazo mínimo de cinco anos, mas como esclarecemos, não há qualquer prazo determinado na lei.

Então, as únicas exigências determinadas por lei é a convivência pública, duradoura, contínua e com objetivo de constituir família.

Leia mais: Descubra o jeito certo: como fazer bolinho de arroz, simples, prático e rápido
Passos importantes para a fazer a união estável
Para assegurar diversos direitos, muitas pessoas optam por declarar a união estável ao invés de casar. Mas, como fazer uma união estável?
Pois bem, para formalizar há duas formas: Escritura pública ou particular.
Escritura pública
Para regularizar a união estável por meio de escritura pública, os interessados devem comparecer a um tabelionato de notas e apresentar os seguintes documentos: RG original, com data de emissão até dez anos; certidão de nascimento ou casamento atualizadas, no máximo, em até 90 dias; CPF e comprovante de residência.
Escritura particular
Este tipo de escritura pode ser elaborado pelos próprios interessados, mas é necessário que haja a assinatura de, pelo menos, duas testemunhas, bem como o reconhecimento de firma por autenticidade.

Além disso, é preciso que seja feito o registro do documento em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Mas não se esqueça de levar o RG e CPF originais, pois, caso um dos interessados não tenha firma registrada no cartório, precisará destes documentos para a abertura.

Uma pergunta que você pode estar se fazendo: é obrigatório contratar um advogado para elaborar a escritura, seja pública ou particular? E a resposta é não! Não precisa ter um advogado, mas pode ser bom.
Leia mais: Receita secreta da vovó! Aprenda agora mesmo como fazer delicioso bolo de aipim

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais