Auxílio Brasil para quem mora sozinho: veja os critérios e exigências

O benefício social está disponível para pessoas que possuam baixa renda, ainda que sozinhas

Anúncio


Auxílio Brasil para quem mora sozinho ─ Trata-se do novo programa social do governo. Por estar substituindo o antigo Bolsa Família, muitas pessoas acreditam que o novo auxílio se destina apenas para as famílias. Nesta data (21/02), o Guia do Ex-Negativado mostra que o programa também é voltado para aqueles que vivem só.

O Auxílio Brasil também atende quem mora sozinho

O programa social Auxílio Brasil, além de atender às 14,6 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família, também irá atender mais 2,5 milhões de pessoas que esperavam na fila. O benefício busca assistir toda a população que vive em pobreza ou extrema pobreza no Brasil e estão registradas no Cadastro Único, inclusive aquelas que vivem só.

Como se cadastrar no Auxílio Brasil

Para ter direito de participar do programa, não é necessário viver em uma casa com muitas pessoas, mesmo morando sozinho é possível adquirir o benefício. O requisito para se registrar no Auxílio Brasil é estar em condições de pobreza, recebendo uma renda de até R$210, ou extrema pobreza, em caso de ter como renda total um valor de até R$105.

Aqueles que vivem só e se encontram em uma dessas situações estão aptos para se cadastrar no Auxílio Brasil. Para isso, devem ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da região e se inscrever no Cadastro Único, caso ainda não possua inscrição.

Para quem vive só e deseja realizar o registro no CadÚnico é necessário estar levando: certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência. Após o cadastro, é preciso dar entrada no benefício do

Continua depois da publicidade

Veja também: Como é feito o Cadastro no CadÚnico? Veja como proceder

Continua depois da publicidade

Auxílio Brasil e esperar ser aceito pelo Ministério da Cidadania

O Auxílio Brasil também atende quem mora sozinho
O Auxílio Brasil também atende quem mora sozinho – Foto: Canva

Caso selecionado para fazer parte do programa, uma correspondência será entregue no endereço informado no Cadastro Único avisando sobre a aceitação. Também é possível conferir a seleção para o Auxílio Brasil pelo aplicativo Auxílio Brasil ou o Caixa Tem, além de via telefone, pelo Atendimento CAIXA Auxílio Brasil, discando 111 seguido do CPF ou número do NIS.

Como receber o Auxílio Brasil

No momento em que é aceito para fazer parte do programa, o beneficiário recebe automaticamente uma conta poupança onde o valor é depositado mensalmente.

A data de depósito segue um cronograma que ocorre nos 10 últimos dias úteis do mês, seguindo a ordem do último dígito do NIS. Sendo os primeiros a receber os que possuem como último dígito o número 1 e no décimo dia os de dígito 0.

O valor pode estar sendo utilizado para realizar pagamentos e demais transações pelo aplicativo do CAIXA Tem. Além de ser possível realizar saques nas agências do CAIXA ou em lotéricas, até 120 dias após o recebimento do valor utilizando o cartão do programa Auxílio Brasil.

Veja também: Auxílio Brasil recebe todo mês? Confira a resposta aqui

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...