Como se inscrever no CadÚnico pela internet; veja passo a passo

O CadÚnico, abreviação de Cadastro Único, é um registro do governo do Brasil sobre brasileiros de baixa renda.

Anúncio


Como se inscrever no CadÚnico pela internet– O Cadastro Único é uma porta de entrada para diversos benefícios de programas sociais do governo. Consequentemente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ter esse cadastro. Nesta data (05/03), o Guia do Ex-Negativado traz o passo a passo para obter o CadÚnico.

Como se inscrever no CadÚnico pela internet

O CadÚnico, abreviação de Cadastro Único, é um registro do governo do Brasil sobre brasileiros de baixa renda. Esse cadastro, por sua vez, é fundamental para que o cidadão possa se inscrever em programas sociais, como o Auxílio Brasil.

Antes do passo a passo, é importante salientar para o cidadão que o cadastro não é feito diretamente pela internet. Ou seja, para o cadastramento completo do CadÚnico, isso só ocorrerá presencialmente.

Passo a passo

O primeiro passo para a realização do cadastramento, é que o indivíduo tire todas as suas dúvidas sobre o processo. Isso pode ser feito entrando em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania, pelo site ou telefone 121. Além disso, informações como a localização do CRAS na cidade ou posto do Cadastro Único também devem ser buscadas.

Em seguida, a conferência de todos os documentos para realizar o cadastro único pode ser analisada no site ou aplicativo do Governo do Brasil.

Continua depois da publicidade

Depois disso, o cidadão deve ir com os documentos até o CRAS ou posto de atendimento do CadÚnico (caso não seja necessário agendar atendimento).

Continua depois da publicidade

A última etapa será a entrevista no local, em que o responsável da família responderá algumas perguntas. Pode ser sobre a composição da família, nível de escolaridade, se há incapacitados e outros fatores. A confirmação será realizada em até 48h no Sistema do Cadastro Único, onde o cidadão irá receber o número NIS.

Veja também: Cadastro Único pode ter MEI? Entenda as exigências e critérios

Por que se inscrever no Cadastro Único?

Como se inscrever no CadÚnico pela internet
Como se inscrever no CadÚnico pela internet – Foto: Canva

Para ser beneficiado em um programa social do Governo Federal, inevitavelmente a família irá necessitar do Cadastro Único. Alguns exemplos desses programas são:

Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família);
ID Jovem;
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Carteira do Idoso;
Programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

Por que não são todos que podem se inscrever?

O cadastro único existe para atender a famílias de baixa renda. Assim, para se cadastrar no CadÚnico alguns critérios são exigidos, fazendo com que nem todos se enquadrem para ter direito ao Cadastro Único. Esses critérios são:

Possuir renda familiar com meio salário mínimo por pessoa;
Ou possuir renda familiar de até três salários mínimos;
Estar em situação de rua.

Veja também: Como é feito o Cadastro no CadÚnico? Veja como proceder

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...