10 profissões que não existem mais; veja trabalhos extintos

Confira trabalhos que não existem mais nos dias de hoje

Anúncio


O mundo está em constante evolução e, nesse sentido, são muitos os trabalhos que antigamente eram famosos e atualmente não são mais necessárias, pois foram substituídos por algum novo serviço ou o próprio produto passou por modificação. Hoje (02/02), conheça 10 profissões que não existem mais.

Seja por avanços tecnológicos ou simplesmente mudança de hábitos para tornar o dia-a-dia mais simples, diversas profissões costumam acabar com o passar do tempo. Inclusive algumas que atualmente existem e futuramente serão extintas.

10 profissões que não existem mais; veja trabalhos extintos
Telefonistas – 10 profissões que não existem mais; veja trabalhos extintos (Foto: Estadão)

Confira hoje 10 profissões que não existem mais no mundo

Arquivista

Em outras épocas, os documentos não eram todos digitalizados e em muitos casos empresas precisavam contratar arquivistas para organizar seus dados. Hoje em dia, são inúmeras as possibilidades de manter a papelada em ordem, ou até mesmo sem papel, com todos os dados digitalizados.

Operador de mimeógrafo

Continua depois da publicidade

Se você estudou em uma escola até o início dos anos 2000, certamente viu papéis sendo impressos em aparelhos mimeógrafos, considerados como o “avô da impressora”. Era um trabalho manual, que consistia em rodar uma manivela para imprimir, geralmente, provas ou apostilas.

Continua depois da publicidade

Lanterninha de cinema

Era bastante comum encontrar lanterninhas de cinema em outras épocas. Atualmente, são pouquíssimos os cinemas que operam à moda antiga.

Atriz e ator de rádio

Nesse caso, a própria profissão já explica o motivo de ter sido extinta. Não existem mais novelas feitas para rádio, como antigamente, mas era um trabalho bastante famoso.

Telefonista

Em 1876, o telefone havia sido inventado e possuía algumas características bem diferentes das atuais. Por exemplo, era necessário ligar para uma central e pedir para que sua ligação fosse transferida para uma pessoa.

Essa função era operada em sua maioria por mulheres e existiu no Brasil até a década de 1980.

Mensageiro de telegrama

Hoje em dia, muitas pessoas nem sequer sabem o que são telegramas. Mas foi dele a inspiração para o aplicativo Telegram, fazendo um comparativo contemporâneo. Essa profissão consistia em uma pessoa que entregava mensagens curtas e foi extinta em 1970.

Leiteiro ou entregador de leite

Em muitas cidades brasileiras, era comum ver entregadores de leite passando pelas ruas. Em geral, era leite fresco que vinha diretamente de alguma fazenda.

Arrumador de pinos de boliche

Antes da introdução das máquinas tecnológicas no boliche, existiam pessoas que trabalhavam arrumando os pinos para que fossem derrubados em seguida.

Acendedor de poste

Antes do advento da energia elétrica, os acendedores de postes passavam todos os dias com querosene e fogo para iluminar as ruas. Obviamente, essa profissão já acabou há muito tempo.

Datilógrafo

Era comum que muitas pessoas fizessem cursos de datilografia no século passado, mas com a chegada dos computadores, a profissão de datilógrafo ficou para trás.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro. Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal. Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo:

Carregando comentários aguarde...
...
...