O que você vai saber!
Belo Horizonte, 06 de abril de 2022 – Qual o lucro de uma loja de produtos de limpeza? – Com o isolamento social e a pandemia do coronavírus, alguns produtos de limpeza tiveram suas vendas alavancadas. Muitos buscam segurança e proteção contra agentes nocivos à saúde, enquanto outros investem em praticidade para aproveitar mais o tempo em casa.
Considerando tudo isso, muitas pessoas enxergam nesses produtos uma oportunidade de negócio e buscam informações na internet sobre o faturamento, dicas e outros detalhes. E é sobre isso que falaremos hoje, no Blog Guia do Ex-Negativado. Acompanhe!
Faturamento de uma loja de produtos de limpeza
O faturamento de uma loja de produtos de limpeza costuma variar bastante, e assim como qualquer outra empresa depende de muitos fatores como, modelo de negócio, gestão entre outros.
Nesse sentido, podemos considerar que a margem de lucro de uma empresa desse ramo, costuma variar de 15% a 80%.
Para ajudar você a entender melhor, vamos dar o exemplo de uma empresa que fatura R$ 20.000 por mês e teve que arcar com um custo de R$ 6.000 no mesmo período.
Para ajudar você a entender melhor, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 10 mil no mesmo período. Veja o cálculo:
- Receita total: R$ 20.000
- Custos: R$ 10.000
- Lucro: R$ 20.000 – R$ 10.000 = R$ 10.000
- Margem de lucro: R$ 10.000/R$ 20.000 = 0.5 x 100 = 50%
Produtos de limpeza mais utilizados no Brasil
A utilização de produtos para limpeza doméstica ou comercial, está muito associada à cultura de cada país.
No Brasil, por exemplo, temos o hábito de comprar vários tipos de produtos para fazer faxina ou limpeza diária. Veja a seguir os itens para limpeza mais utilizados pelos brasileiros:
- Detergente líquido para louça;
- Detergente para lavar roupas;
- Sabão em pedra;
- Amaciante;
- Inseticida;
- Água sanitária;
- Alvejante sem cloro;
- Esponja de aço;
- Esponja sintética;
- Cera para assoalhos;
- Cleaners; e
- Purificadores de ar.
Dicas para montar uma loja de produtos de limpeza
Veja algumas ações importantes para quem vai montar sua loja.
Pesquise o mercado e faça um plano de negócio
Seja na internet ou nos bairros da cidade, procure conhecer o mercado. Faça pesquisas para conhecer melhor o perfil dos consumidores de produtos de limpeza e obtenha dados como frequência de compra, fragrâncias preferidas entre outros.
Essas pesquisas irão fazer parte do plano de negócio, que nada mais é do que um documento que contém informações sobre seus objetivos de negócios e quais etapas devem ser tomadas para alcançá-los, reduzindo riscos e incertezas.
Para auxiliar nesse processo, você pode acessar o site do Sebrae e consultar os materiais sobre o assunto.
Analise os produtos
Os consumidores de materiais de limpeza são atraídos pela qualidade e preço. Por isso, avalie cada fabricante e procure fornecedores com boa qualificação e aceitação no mercado.
Da mesma forma, pesquise as margens de lucro que esses fornecedores vão te oferecer. Marcas fortes com menor lucratividade podem ser benéficas, enquanto marcas menos conhecidas com margens mais altas também podem oferecer uma vantagem.
Prepare a documentação
Como você estará lidando com produtos químicos, pode ser necessária alguma documentação adicional. Mas geralmente, para iniciar sua loja de produtos de limpeza, você precisa formalizar a abertura com um CNPJ e cadastros junto a órgãos fiscalizadores como, prefeitura e corpo de bombeiros.
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