Posso viajar de ônibus sem RG? Veja agora os documentos para viajar no Brasil e exterior

Quem regula os procedimentos para viajar, tanto em viagens nacionais quanto internacionais é a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT

Anúncio


Curitiba, 01 de abril de 2022 –  Posso viajar de ônibus sem RG? Essa é uma dúvida comum, pois não raro há extravio desse documento. Confira no Guia do Ex-Negativado qual é a documentação necessária para viagens terrestres.

Quem regula isso é a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Desse modo, ela estipula o que é preciso para viajar, tanto em viagens nacionais quanto internacionais.

Para isso, então, possui regras próprias para viagens estaduais e interestaduais. Igualmente, tem normas que se voltam especificamente para viagens internacionais terrestres. Saiba mais!

Posso viajar de ônibus sem RG?

Depende do tipo de viagem. Caso ela ocorra dentro do território nacional, sim. Contudo, será necessário apresentar outro documento equivalente ou, então, cópia autenticada da carteira de identidade original.

Segundo a ANTT são válidos enquanto documentos para viajar de ônibus em território nacional:

Continua depois da publicidade
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira de Identidade profissional;
  • Registro de Identificação Civil (RIC);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte Brasileiro;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dessa forma, é possível viajar sem RG de ônibus desde que um desses outros documentos esteja presentes. Aliás, é possível substituir qualquer um deles, inclusive a identidade, pela cópia autenticada em cartório.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, quem extraviou o documento original e não tem tempo hábil para obter uma cópia pode apresentar um Boletim de Ocorrência feito em delegacia de polícia para comprovar o fato e substituí-lo sem perder a viagem.

viajar de ônibus sem RG
Posso viajar de ônibus sem RG? – Foto: Canva

Posso viajar de ônibus para fora do Brasil sem RG, apenas com cópia autenticada?

Não. Quando o assunto são as viagens internacionais apenas são aceitos documentos originais. Ainda, nesse caso a CNH ou carteira de identidade profissional não são válidas para esse fim.

Afinal, eles possuem validade apenas em território nacional e não em outros países. Assim, quem estiver sem o RG deve usar o passaporte nessas oportunidades.

Crianças e adolescentes precisam de RG para viagens terrestres?

Sim. Crianças também necessitam de um documento com foto como o RG para viajar de ônibus. Ele, todavia, também aceita substituição por uma cópia autenticada em cartório.

Diferentemente do que ocorria antes, a certidão de nascimento não tem mais validade para esse tipo de viagem. Afinal, ela não conta com foto, o que dificultava na identificação das crianças e responsáveis.

Além disso, segundo o G1 menores de 16 anos também precisam de acompanhamento dos pais ou responsáveis, maiores de 18 anos, para viajar de ônibus. Caso estevam desacompanhadas, devem ter autorização autenticada.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. Isso, aliás, mesmo sem precisar gastar muito.

Com um bom conhecimento sobre o negócio escolhido, em aliança com a disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados.

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar. Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

Carregando comentários aguarde...
...
...