PIS habilitado, mas não caiu na conta: como resolver? Saiba agora!

Entenda o motivo desse problema

Anúncio


Salvador, 15 de março de 2022PIS habilitado, mas não caiu na conta. O que fazer para resolver essa situação? Essa é a dúvida de trabalhadores da rede privada que não receberam o valor a qual possuem direito no benefício do Abono Salarial. Saiba como solucionar este problema hoje mesmo.

Nesta terça-feira (15), a Caixa Econômica Federal está realizando mais uma etapa do pagamento do Abono Salarial para os trabalhadores da rede privada, que é chamado de PIS para esse grupo. Já o PASEP é voltado para funcionários públicos e é gerido pelo Banco do Brasil.

Por ser o banco responsável por operacionalizar os pagamentos do benefício aos trabalhadores com carteira assinada, a Caixa é também quem define a forma como vai repassar os valores.

PIS habilitado, mas não caiu na conta: como resolver? Saiba agora!
PIS habilitado, mas não caiu na conta: como resolver? Saiba agora! (Foto: Freepik)

Veja também: Herdeiro Pode Sacar Dinheiro Esquecido Nos Bancos? Veja

Como resolver o PIS?

Existem duas maneiras de ter acesso ao dinheiro repassado pela Caixa Econômica Federal referente ao pagamento do Abono Salarial.

Continua depois da publicidade

Para quem é correntista ou possui uma conta poupança aberta e ativa no banco federal, o dinheiro é enviado diretamente para o saldo da mesma conta – desde que ela esteja em atividade recentemente.

Continua depois da publicidade

Caso o beneficiário não possuir nenhum tipo de conta aberta e ativa na Caixa, então será criada uma conta poupança digital, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Portanto, o valor do PIS é enviado diretamente para a conta poupança do Caixa Tem para quem tem conta corrente em outro banco e não na CEF.

PIS habilitado, mas não caiu na conta: por que isso acontece?

Os aplicativos da Carteira de Trabalho (CTPS Digital), do Caixa Trabalhador ou até o do Caixa Tem permitem verificar se possui ou não valor a receber referente ao Abono Salarial atualmente pago pelo governo – que leva em consideração o ano de 2020.

É necessário que seu status seja dado como “Habilitado” nos aplicativos para ter certeza de que irá receber o benefício.

Em muitos casos, no entanto, mesmo com a situação do PIS tida como aprovada para receber o Abono Salarial, o dinheiro não foi depositado nem na conta corrente e nem no Caixa Tem.

Esse tipo de situação geralmente ocorre por uma divergência de informações na base de dados do banco operador, no caso a Caixa.

Pode ter sido um erro no preenchimento de informações por parte do trabalhador, do empregador, do banco ou até mesmo do governo.

Mesmo que o trabalhador em questão possua direito a receber o PIS, o valor fica retido até que a divergência de dados seja resolvida.

Como resolver este problema?

O próprio beneficiário do PIS pode resolver esta questão por conta própria.

Para isso, a recomendação é entrar em contato com a Caixa por meio do Alô Cidadão, no número 0800 726 0207.

O trabalhador deve perguntar quais são os motivos que lhe fizeram não receber o dinheiro, mesmo estando com o PIS habilitado para recebimento do benefício.

A partir daí, solicitar a atualização dos dados para resolver a pendência e ter acesso ao benefício de até um salário mínimo.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Não há dúvidas de que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta financeira de enorme utilidade. Sobretudo se usado com inteligência. No entanto, o mesmo cartão que pode trazer diversos benefícios também pode ser um grande vilão para os consumidores. Muita gente no país está endividada e é o cartão o principal motivo do endividamento. Nesse contexto vale a pena mencionar que o Brasil possui uma das maiores taxas do mundo. Se uma pessoa gastar R$1 mil no cartão e não pagar, ao final de um ano ela estará devendo cerca de R$3.379,00. Portanto, saiba hoje como negociar e pagar as dívidas.

Carregando comentários aguarde...
...
...