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Salvador, 15 de março de 2022 – PIS habilitado, mas não caiu na conta. O que fazer para resolver essa situação? Essa é a dúvida de trabalhadores da rede privada que não receberam o valor a qual possuem direito no benefício do Abono Salarial. Saiba como solucionar este problema hoje mesmo.
Nesta terça-feira (15), a Caixa Econômica Federal está realizando mais uma etapa do pagamento do Abono Salarial para os trabalhadores da rede privada, que é chamado de PIS para esse grupo. Já o PASEP é voltado para funcionários públicos e é gerido pelo Banco do Brasil.
Por ser o banco responsável por operacionalizar os pagamentos do benefício aos trabalhadores com carteira assinada, a Caixa é também quem define a forma como vai repassar os valores.
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Como resolver o PIS?
Existem duas maneiras de ter acesso ao dinheiro repassado pela Caixa Econômica Federal referente ao pagamento do Abono Salarial.
Para quem é correntista ou possui uma conta poupança aberta e ativa no banco federal, o dinheiro é enviado diretamente para o saldo da mesma conta – desde que ela esteja em atividade recentemente.
Caso o beneficiário não possuir nenhum tipo de conta aberta e ativa na Caixa, então será criada uma conta poupança digital, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Portanto, o valor do PIS é enviado diretamente para a conta poupança do Caixa Tem para quem tem conta corrente em outro banco e não na CEF.
PIS habilitado, mas não caiu na conta: por que isso acontece?
Os aplicativos da Carteira de Trabalho (CTPS Digital), do Caixa Trabalhador ou até o do Caixa Tem permitem verificar se possui ou não valor a receber referente ao Abono Salarial atualmente pago pelo governo – que leva em consideração o ano de 2020.
É necessário que seu status seja dado como “Habilitado” nos aplicativos para ter certeza de que irá receber o benefício.
Em muitos casos, no entanto, mesmo com a situação do PIS tida como aprovada para receber o Abono Salarial, o dinheiro não foi depositado nem na conta corrente e nem no Caixa Tem.
Esse tipo de situação geralmente ocorre por uma divergência de informações na base de dados do banco operador, no caso a Caixa.
Pode ter sido um erro no preenchimento de informações por parte do trabalhador, do empregador, do banco ou até mesmo do governo.
Mesmo que o trabalhador em questão possua direito a receber o PIS, o valor fica retido até que a divergência de dados seja resolvida.
Como resolver este problema?
O próprio beneficiário do PIS pode resolver esta questão por conta própria.
Para isso, a recomendação é entrar em contato com a Caixa por meio do Alô Cidadão, no número 0800 726 0207.
O trabalhador deve perguntar quais são os motivos que lhe fizeram não receber o dinheiro, mesmo estando com o PIS habilitado para recebimento do benefício.
A partir daí, solicitar a atualização dos dados para resolver a pendência e ter acesso ao benefício de até um salário mínimo.
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