Herdeiro pode sacar dinheiro esquecido nos bancos? Veja

Saiba quem pode sacar como herdeiro

Anúncio


Está oficialmente aberto o período para realizar consultas sobre quais são os valores a receber que foram esquecidos em instituições financeiras brasileiras, bem como para sacar. Porém, uma dúvida ainda fica no ar: o herdeiro pode sacar dinheiro esquecido nos bancos? Confira a resposta hoje (07/03).

Entenda a ação do Banco Central sobre dinheiro esquecido nos bancos

Dinheiro esquecido é como o Banco Central vem chamando os valores que estão guardados, ou literalmente esquecidos, em contas bancárias brasileiras, por um período grande de tempo, e que até então não foram devidamente resgatados por seus donos.

Com um sistema chamado de Valores a Receber, a autoridade bancária fornece uma praticidade para que os cidadãos possam resgatar valores esquecidos em mais de um banco, inclusive.

Tratam-se de valores que foram deixados na conta bancária e não foram sacados, ou de investimentos realizados sem ter sido resgatados, juros pagos por alguma aplicação, rendimento da poupança ou alguma devolução que tenha sido feita ao longo dos tempos.

herdeiro pode sacar dinheiro esquecido no banco
O herdeiro pode sacar o dinheiro esquecido no banco? (Foto: Canva Pro)

Seja de qualquer origem, os valores podem ser resgatados por qualquer pessoa, realizando uma simples consulta por meio de CPF e data de nascimento.

Continua depois da publicidade

Mas, e quanto aos falecidos, quem poderá sacar os valores de suas contas antigas? Essa é a dúvida que tiraremos no tópico abaixo.

Continua depois da publicidade

Herdeiro pode sacar dinheiro esquecido nos bancos?

A resposta é sim. O Banco Central permite que os herdeiros de contribuintes já falecidos resgatem os valores que foram esquecidos nas contas bancárias de algum trabalhador morto.

A consulta deve ser feita da mesma forma, utilizando o CPF do cidadão que já está falecido e que pode ter deixado algum valor em contas bancárias antigas.

Já o saque deverá seguir o que manda a legislação nacional.

São considerados como terceiros legalmente autorizados pelo Banco Central: “procuradores, tutores, curadores, herdeiros, inventariantes ou responsáveis por menor não emancipado”.

Quem se enquadrar em alguma dessas categorias poderá fazer o resgate de qualquer quantia esquecida pela pessoa que deixou como herdeiro.

Como o saque acontecerá?

Existe um cronograma oficial divulgado pelo BCB que explica quem poderá realizar saque em determinadas datas.

Esta semana, entre os dias 7 a 12 de março, é exclusivamente voltada para os cidadãos que nasceram antes de 1968.

Já a próxima semana será exclusiva para os nascidos entre 1968 a 1983. Na sequência, será aberta para todos os nascidos a partir de 1984.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta. Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva. A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa. E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe:

Carregando comentários aguarde...
...
...