Entenda como funciona a franquia de seguro de carros

Saiba o que esperar após contratar um seguro automotivo

Anúncio


Uma das principais dúvidas quando falamos de seguro de carros é sobre como funciona a franquia. O blog Guia do Ex-Negativado traz hoje (30/01) as respostas sobre esse questionamento com detalhes.

Seguro de carros é fundamental para manter a segurança do motorista quanto ao veículo que adquiriu. No universo dos seguros automotivos, entretanto, há muitas dúvidas relacionadas à franquia que pode ser cobrada no momento em que a seguradora é acionada pelo segurado.

Quando falamos em seguro de automóveis, o principal ponto que desperta curiosidade no segurado é sobre o valor do prêmio que será pago em uma eventual indenização. Porém, também é necessário entender bem o sistema de franquias.

Entenda como funciona a franquia de seguro de carros
Entenda como funciona a franquia de seguro de carros (Foto: Canva Pro)

Como funciona a franquia de seguro de carros?

Trata-se de um valor que o segurado precisará arcar em caso de algum acidente com dano parcial no veículo. Funciona, na prática, como uma espécie de coparticipação.

Por danos parciais, estamos falando sobre sinistros (ocorrências) como colisões, incêndio, alagamento e outros acidentes desse tipo.

Continua depois da publicidade

Essa franquia pode ser um valor ou percentual fixo, desde que seja determinada em contrato. Portanto, é fundamental ter atenção e ler o que está contratando antes de assinar.

Continua depois da publicidade

A franquia é cobrada somente quando o custo para o conserto do veículo é de no máximo 75% do valor do carro.

Já nos casos em que é dado como perda total, em que o valor para conserto supera 75% do preço atual do carro, não deve ser cobrada nenhuma taxa referente à franquia para o segurado. Já a empresa de seguro, por sua vez, terá de arcar com um novo veículo para indenizar o cliente.

Em um exemplo prático, se a franquia for estipulada em R$ 1.000,00, isso representa que esse será o único valor a ser pago pelo segurado mesmo que o conserto seja de R$ 4.000,00. O restante será arcado pela seguradora.

Há franquias que definem um valor fixo e outras com percentual fixo sobre o valor do conserto.

Seguradoras em destaque no mercado

Seguindo a opinião de clientes que utilizam o Reclame Aqui para avaliar as empresas que contrataram, confira algumas dicas de empresas de seguros automotivos de confiança:

– Suhai

– Sompo Seguros

– Assurant Seguradora

– Cardif

– Too Seguros

– Mitsui

– Azul Seguros

– Porto Seguro

– Zurich

– Tokio

– HDI

– Allianz

– Youse

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...