Quanto tempo tem para cancelar um PIX? Entenda os critérios

Antes de tudo, o PIX é uma transferência instantânea. Ou seja, quando o valor é enviado aos usuários, ele cairá na conta em poucos segundos.

Anúncio


Ponta Grossa, 24 de março de 2022 ─ Quanto tempo tem para cancelar um PIX? ─ Assim que o valor é encaminhado pelo PIX, ele chega na conta do usuário que o receberá em poucos segundos. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra se é possível cancelar uma transferência por PIX.

Quanto tempo tem para cancelar um PIX?

Antes de tudo, o PIX é uma transferência instantânea. Ou seja, quando o valor é enviado aos usuários, ele cairá na conta em poucos segundos. E, por essa característica, muitos consumidores têm a seguinte dúvida: quanto tempo tem para cancelar um PIX?

Segundo o R7, só é possível cancelar uma transferência via PIX antes da confirmação do pagamento. Em média, essa transferência costuma acontecer em menos de 10 segundos.

Ou seja, assim que a transferência é realizada, não é mais possível cancelar o envio. Para ter acesso ao dinheiro novamente, a única maneira é entrar em contato com o usuário que recebeu o valor.

O que fazer quando enviar um PIX para a conta errada?

Caso tenha enviado um PIX para a conta errada, existem algumas sugestões feitas pelo próprio Banco Central. De acordo com especialistas, entre em contato com o usuário que recebeu o valor e solicite o envio novamente.

Continua depois da publicidade

As instituições financeiras e bancos permitem que os usuários recebam ou enviem valores sem nenhum custo adicional. Além disso, o procedimento costuma ser simples, prático e instantâneo.

Continua depois da publicidade

Veja também: Auxílio Brasil pode fazer pix? Entenda o processo de transferência

O que fazer se não conhecer o dono da conta?

Quanto tempo tem para cancelar um PIX?
Quanto tempo tem para cancelar um PIX? (Foto: Canva Pro)

Para solicitar o dinheiro novamente, os consumidores devem conhecer o usuário que recebeu o valor. Ou seja, se não conhecê-lo, infelizmente não é possível entrar em contato com o dono.

Nesta situação, o consumidor ficará à mercê do usuário que recebeu o valor na conta. Ou seja, se a pessoa tiver bom senso, ela enviará o valor novamente por livre e espontânea vontade.

Os consumidores também podem entrar em contato com a instituição financeira e verificar se existe alguma possibilidade. Entretanto, não há nenhuma garantia de que o valor será estornado.

Como evitar erros?

Como citado anteriormente, o PIX só será encaminhado quando os usuários confirmarem a transação. Este procedimento costuma exigir a senha, seja por meio da biometria ou de qualquer outra maneira.

Então, antes da ação ser completa, ainda é possível realizar o cancelamento do PIX. Para evitar qualquer tipo de problema, lembre-se de verificar os dados da transferência. Existem algumas sugestões para diminuir o risco:

Lembre-se de confirmar as informações da chave PIX;
Assim que inserir a chave, confira todos os dados do usuário;
Verifique, então, se o valor foi digitado corretamente;
Antes de confirmar o envio do PIX e digitar a senha, veja se as informações estão corretas.

Veja também: Qual é o valor máximo do Pix em 2022? Entenda como funciona

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...