Documentos para viajar de avião no Brasil: saiba o que é necessário levar

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

Anúncio


Uma das maiores dúvidas sobre quem quer realizar uma viagem é sobre quais são os documentos necessários para poder viajar de avião no Brasil. Seja para voos domésticos ou internacionais, tire suas dúvidas hoje (03/03), no blog Guia do Ex-Negativado.

Como já é de entendimento geral, as regras e os documentos necessários para voos internos e internacionais são bastante diferentes, pois em muitos casos requerem vistos específicos para que possa sair do Brasil e pousar no país de destino.

Para voos domésticos, aqueles realizados de um local para outro do país, as exigências são bastante simples. Confira abaixo e tire suas dúvidas quanto a todas essas questões.

Documentos para viajar de avião no Brasil: saiba o que é necessário levar
Documentos para viajar de avião no Brasil: saiba o que é necessário levar (Foto: Canva Pro)

Quais são os documentos para viajar de avião no Brasil?

No caso de viagens internas, saindo de qualquer estado ou Distrito Federal para outra localidade dentro do Brasil, como dito antes, a exigência é bastante simples.

Além da própria passagem emitida em seu próprio nome e CPF, o passageiro deve portar em mãos um documento oficial de identificação com foto.

Continua depois da publicidade

São aceitos por qualquer companhia aérea: RG, passaporte, CNH, CNH-e, Carteira de Trabalho, DNI, Título de Eleitor Eletrônico, carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional e cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, no nível estadual ou federal.

Continua depois da publicidade

E quais os documentos para viajar para fora do país?

Para viajar para o exterior, existem três situações distintas. Entenda cada uma delas abaixo:

Viajem para países do Mercosul

Formam este grupo, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia.

Para viajar com destino a esses locais, é necessário apenas um documento de identificação com foto. Isso porque, esses países possuem acordo de viagem com o Brasil. Assim, não há necessidade de passaporte.

Viagem para países fora do Mercosul, mas sem exigência de visto

Existem dezenas de países que não cobram vistos para brasileiros que querem viajar a passeio – em alguns casos, nem para quem vai viajar a trabalho.

Para esses locais, são necessários: documento de identificação com foto e passaporte original e dentro da validade.

Viagem para países que exigem visto

Neste tipo de caso, o país mais procurado são os Estados Unidos da América.

Além de toda a documentação pessoal, como documento de identificação com foto e passaporte dentro da validade, há também um visto que deve ser requerido com bastante antecedência, com a cobrança de uma taxa.

Panamá e Suriname são outros países que cobram visto de entrada, exceto para estadia inferior a três meses. Já a República Dominicana cobra preenchimento de formulário de imigração.

Antes de comprar sua passagem, é fundamental consultar o consulado do país de destino para colher todas as informações sobre visto, já que as regras são diferentes para cada país.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos. Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência. Mas para aproveitar as oportunidades e viver “o sonho americano” (the american dream) da melhor forma, é preciso uma boa adaptação. É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa. Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...