Nascido em Salvador, tenho 27 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em...

Entenda como investir em títulos públicos com pouco dinheiro em 2021

São várias as opções de títulos públicos disponíveis para pessoas físicas

0 71

Quando falamos sobre investimentos, uma dúvida que logo surge é sobre o que são e como investir em títulos públicos. Afinal, quem são os emissores e como fazer para aplicar dinheiro? São perguntas que responderemos no post de hoje (18/10), no blog Guia do Ex-Negativado.

O que são os títulos públicos?

Títulos públicos são ativos emitidos pelo Governo Federal através do Tesouro Direto. Esses ativos são de renda fixa e captam recursos da dívida pública para o Tesouro Nacional.

Os recursos captados visam financiar atividades promovidas pelo Governo Federal e se tratam de uma iniciativa soberana. Isso quer dizer que se destacam também por serem investimentos de baixo ou até baixíssimo risco para o investidor.

Entenda como investir em títulos públicos de baixo risco
Entenda como investir em títulos públicos de baixo risco (Foto: Canva Pro)

Os títulos públicos se assemelham a outros títulos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA, por exemplo, sendo emitidos por bancos ou governo, bem como possuem condições de remuneração e prazos pré-estabelecidos pelo emissor.

No vencimento do título, o investidor receberá todo o dinheiro que foi aplicado ao longo do período, junto com a rentabilidade acumulada.

Mas, como investir em títulos públicos?

Os títulos públicos estão ao alcance de qualquer brasileiro que possua pelo menos 18 anos. Isso porque, são oferecidos través do programa Tesouro Direto, que é uma iniciativa criada em parceria entre Tesouro Nacional e a BM&F Bovespa.

Qualquer pessoa física maior de idade pode acessá-los por meio da plataforma oficial do Tesouro Direto, via site ou aplicativo para smartphone, ou através de corretoras de investimentos.

Acessando o portal tesourodireto.com.br/titulos, terá à disposição todos os dados sobre cada título público disponível para aplicação nesse momento.

Tratam-se de ativos de baixo risco, mas cada um com sua especificidade. Há títulos prefixados, pós-fixados, com renda fixa, mas também alguns deles com renda variável, quando são baseados na taxa de inflação, por exemplo.

É possível investir com valores a partir de R$ 30,85 em um título do Tesouro Direto. Nesse caso, basta procurar por Tesouro Prefixado 2024 em sua corretora preferida ou na própria plataforma do Tesouro Direto.

Tipos de títulos públicos abertos para investimentos em 2021 e a rentabilidade anual de cada um

  • Tesouro Prefixado 2024: 10,15% ao ano
  • Tesouro Prefixado 2026 – 10,41% ao ano
  • Tesouro Prefixado 2031 com juros semestrais – 11,01% ao ano
  • Tesouro Selic 2024 – Selic + 0,1263% ao ano
  • Tesouro Selic 2027 – Selic + 0,2656% ao ano
  • Tesouro IPCA 2026 – IPCA + 4,79% ao ano
  • Tesouro IPCA 2035 – IPCA + 5,05% ao ano
  • Tesouro IPCA 2045 – IPCA + 5,05% ao ano

Qual o MELHOR BANCO DIGITAL? Clientes avaliam Nubank, Banco Inter e C6 Bank

Qual o MELHOR BANCO DIGITAL? Clientes avaliam Nubank, Banco Inter e C6 Bank As fintechs chegaram com tudo no mercado financeiro brasileiro. Alcançaram rapidamente nos últimos anos, um patamar de destaque entre as opções dos consumidores. E três empresas (ou três fintechs brasileiras) são consideradas, atualmente, como as melhores quando falamos em bancos digitais: Nubank, Banco Inter e C6 Bank. Saiba qual delas é a melhor.

O Guia do Ex-Negativado não tem ligação com bancos ou qualquer outra instituição financeira do mercado. Nosso objetivo neste espaço é o de, unicamente, levar aos nossos leitores informações confiáveis no contexto da relação humana com o dinheiro e da cidadania. Em sendo assim, tópicos como finanças pessoais, oportunidades de mercado, direitos e deveres do consumidor estarão presentes permeando nosso conteúdo. Acreditamos que seja sim possível ajudar no processo de desenvolvimento da educação financeira, e, por conseguinte, na construção de um espírito crítico do cidadão. No entanto, vale também a ressalva, de que nada publicado neste Blog constitui em uma recomendação pessoal de investimento. Caberá, desse modo, a quem deseja investir, tomar suas próprias decisões em relação às estratégias financeiras a serem adotadas em sua vida pessoal e profissional. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: E-mail: contato@guiadoexnegativado.com.br Telefone: (31) 3500-2894
Comentários
Loading...