Quanto custa autenticar um documento no cartório? Entenda o processo

Saiba o que é autenticar e quanto custa

Anúncio


Os tabelionatos são locais onde são permitidos a produção de cópias autenticadas de documentos de inúmeros tipos, com garantia da lei nº 2.148. Mas, uma dúvida que costuma ficar no ar é sobre quanto custa autenticar um documento no cartório. Saiba hoje (13/03).

O que é autenticar um documento?

Trata-se efeito de obter uma cópia de um documento, que ficará idêntica ao original e com valor legal para qualquer fim.

Em geral, tira-se uma cópia do documento original para que a própria cópia autenticada possa servir como oficial, uma vez que irá constar com um selo de autenticidade, carimbo e assinatura do conferente do cartório.

É necessário destacar também que não é possível autenticar um documento através de uma outra cópia, sem que os documentos originais sejam apresentados no cartório.

Também é importante entender que o documento autenticado só terá validade legal caso conste com carimbo do cartório, junto com as informações do tabelião e o escrevente que prestou o atendimento.

Continua depois da publicidade
quanto custa autenticar documento no cartório
Quanto custa autenticar um documento no cartório? Entenda o processo (Foto: Canva Pro)

Afinal, quanto custa autenticar um documento no cartório?

Para realizar uma autenticação, é fundamental entender quais são os documentos que devem ser autenticados e isso explicaremos no tópico abaixo.

Continua depois da publicidade

Sobre valores, cada estado possui um valor distinto, que deve ser definido pelos governos estaduais de cada localidade.

No entanto, o valor médio é de R$ 5,00 por folha autenticada. Ou seja, se precisar autenticar duas folhas, o valor será de R$ 10,00. E assim por diante.

Em quais casos se autentica documentos?

Ter cópias autenticadas pelo tabelionato significa garantir a autenticidade de um documento original mesmo que não o tenha mais em mãos. Ou seja, dificulta que terceiros neguem a validade do documento em questão.

Portanto, se quiser duplicar documentos para ter o mesmo valor legal, peça uma cópia autenticada no cartório.

São inúmeros os casos em que se autentica documentos originais, mas os mais comuns são os seguintes:

– Aquisição ou locação de um imóvel, para ambas as partes terem cópias autenticadas;

– Abertura de uma conta bancária;

– Constituição de empresas.

Reconhecer firma ou autenticar? Entenda a diferença

Primeiramente, a firma é a assinatura que consta no documento.

Reconhecer a firma significa dizer que o tabelião, que tem fé pública, comprova que a assinatura que consta no documento corresponde à pessoa que a assinou. Não se refere ao teor do documento, apenas à assinatura.

Já a autenticação é uma certificação que a cópia realizada é idêntica à original.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta. Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva. A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa. E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe:

Carregando comentários aguarde...
...
...