Pagamento de dívida de falecido; entenda a questão financeira

Se o falecido possuir dívidas em aberto, as contas também são herdadas.

Anúncio


Depois de passar pela perda de um ente endividado, os herdeiros têm de lidar com o pagamento da dívida de falecido. Herdar dívidas passa longe de ser o desejo de quem perde um familiar, no entanto, é mais comum do que se imagina. Nesta data (12/03), o Guia do Ex-Negativado traz detalhes dos trâmites financeiros.

Pagamento de dívida de falecido

Pagamento de dívida de falecido – Ao se perder um familiar, como um pai ou a mãe, muitos imaginam em receber apenas a herança. Entretanto, se o falecido possuir dívidas em aberto, as contas também são herdadas.

Nesse aspecto, o espólio (nome para qual se designa os bens e dívidas de um falecido) é repassado aos herdeiros para que quitem o débito. Porém, o pagamento não será proveniente dos próprios herdeiros em si, já que o débito deve ser executado com os bens deixados pelo falecido.

Veja também: Banco do Brasil pode reter Pasep? Entenda o que pode acontecer

Valor patrimonial

Pagamento de dívida de falecido
Pagamento de dívida de falecido – Foto: Canva

Ou seja, só haverá pagamento da dívida do falecido se o mesmo possuir valor patrimonial que cubra o débito. No valor patrimonial pode constar tudo o que de fato possui valor em nome do morto, como uma casa, carro, saldo em contas, investimentos e entre outros.

Continua depois da publicidade

Assim, quando os herdeiros recebem o patrimônio do falecido, o valor da dívida deve ser debitado do total patrimonial.

Continua depois da publicidade

Em um caso, por exemplo, de que um parente morto deixa um patrimônio avaliado em 300 mil e sua dívida no espólio está avaliada em 50 mil. Neste caso, os parentes irão tirar 50 mil da herança (300 mil) e pagar a dívida.

Em alguns casos o falecido não deixa herança alguma, apenas dívidas. Diante disso, então os herdeiros não precisarão se preocupar porque se não há bens para cobrir a dívida, então não há como pagar.

Há como fazer dívidas em nome do falecido?

Se uma pessoa morreu e suas contas bancárias permanecem ativas, e há alguém utilizando, sérios problemas surgirão. Isso porque a movimentação nessas contas considera-se estelionato, um crime. O estelionato pode acontecer por parentes ou por outras pessoas que se apropriem dos dados do falecido para se beneficiar.

Desse modo, ressalta-se que, se um morto possui cartões em ativo, o uso deste recurso por qualquer pessoa que seja pode ter consideração à justiça. E o crime também pode se enquadrar mesmo que o falecido tenha autorizado algum indivíduo.

Como saber qual a dívida do falecido?

O parente do falecido para ter conhecimento de suas dívidas deve entrar em contato com a instituição financeira a qual o morto possui contrato. Depois da comprovação de que o cliente do banco está falecido, as instituições passam o débito para que os parentes possam pagar.

Veja também: Tem dívidas no Santander? Saiba como negociar seus débitos

Como conseguir dinheiro para o seu negócio [Micro e Pequenas Empresas]

Carregando comentários aguarde...
...
...