Quanto tempo leva para limpar o nome sem pagar? Entenda o processo

A maioria das pessoas inadimplentes imagina que, para se livrar de uma dívida, é necessário quitar o valor. E essa é a solução óbvia para quem quer se livrar desse problema.

Anúncio


Quanto tempo leva para limpar o nome sem pagar? Quando o consumidor deixa de pagar uma dívida, ele acaba entrando na lista de inadimplência. E é necessário esperar um período até que ele volte ao normal. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra qual o período para o nome ficar limpo novamente.

Quanto tempo leva para limpar o nome sem pagar?

A maioria das pessoas inadimplentes imagina que, para se livrar de uma dívida, é necessário quitar o valor. E essa é a solução óbvia para quem quer se livrar desse problema.

O que poucas pessoas sabem é que é possível se livrar desse problema sem quitar o valor. Entretanto, para que isso não seja mais um empecilho, é importante saber quanto tempo leva para limpar o nome sem pagar.

Todas as dívidas têm um prazo para prescrever, ou seja, período em que podem ser cobradas. Em alguns casos, o período é de 5 anos, como o cartão de crédito, já em outros é de 3 anos, como o aluguel.

O que fazer quando o nome está sujo?

O primeiro passo para se livrar de uma dívida, é entrar em contato com a empresa e solicitar a negociação.

Continua depois da publicidade

Outra opção é registrar uma reclamação junto ao PROCON. Se a empresa não comunicou a situação a um órgão de defesa ao crédito, ela pagará uma multa.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, se o órgão de proteção não retirar o nome do consumidor, mesmo com a dívida paga, é ele quem pagará a multa.

Vale ressaltar que se existir mais de uma dívida em aberto, e ele quitar apenas uma delas, o nome continua sujo.

Veja também: Como saber se o nome está sujo? Aprenda grátis no SPC/Serasa e Boa Vista

Como limpar o nome?

Quanto tempo leva para limpar o nome sem pagar?
Quanto tempo leva para limpar o nome sem pagar? – Foto: Canva Pro

A maioria dos consumidores quer agir de boa-fé e quitar o valor em dia, mas nem sempre isso é uma possibilidade.

O nome é um dos bens mais valiosos, e o ter sujo é um grande problema. As empresas e bancos sabem disso e usam essa informação contra.

É importante, portanto, que os consumidores pensem primeiro neles mesmos, depois no banco. Entretanto, caso seja uma possibilidade, não hesite em quitar o valor que está em aberto.

A dívida pode ser quitada de diversas formas, como os famosos feirões para limpar o nome, por exemplo.

Além disso, existe o Código de Defesa ao Consumidor, que oferece um período para o nome ficar prescrito nos órgãos.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o nome do devedor pode permanecer inscrito por 5 anos no máximo. A data passa a contar a partir do dia de vencimento da dívida que não foi quitada.

Durante esse período, existe uma série de restrições. A melhor opção é entrar em contato com a empresa e encontrar uma solução eficaz para ambos os casos.

Veja também: Quem tem nome sujo pode prestar concurso público?

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...