Dívida com mais de 5 anos: caduca no SPC/Serasa? Pode ser cobrada? Saiba já sobre isso

Há diferentes prazos de prescrição, de acordo com o tipo de dívida.

Anúncio


Dívida com mais de 5 anos caduca em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa? Esse tipo de dúvida ainda é bastante comum entre a população. E vale destacar, portanto, que dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL), apontam que quase 40% da população com idade entre 18 e 95 anos, está com o nome sujo. Falaremos mais sobre isso hoje (11), aqui no Guia do Ex-Negativado do Folha Go.

Afinal, dívida com mais de 5 anos pode constar no SPC e Serasa?

Não, em geral dívidas com mais de 5 anos não podem mais constar no SCPC, SPC e Serasa, entre outros. Contudo, é essencial destacar que isso não vale para todos os tipos de dívidas. Dito de outra forma, há diferentes prazos de prescrição, de acordo com o tipo de dívida.

dívida com mais de 5 anos spc e serasa
Dívida com mais de 5 anos pode constar no SPC e Serasa? Fonte da imagem: Pixabay

A lei brasileira versa que, na verdade, o prazo padrão das dívidas são de 10 anos. No entanto, há regulamentações que determinam um prazo menor para determinados tipos de dívidas: 5 anos para dívidas relacionadas com compras e prestações de serviços; 3 anos para aluguéis e cheques e 1 ano para hospedagens.

Então, dentro do período estipulado por lei, os credores têm todo o direito de inscrever o CPF do consumidor no cadastro negativo dos órgãos de proteção ao crédito. Aliás, não apenas isso, mas também têm o direito de cobrar a dívida em questão na Justiça, assim como protestá-la em cartório.

Após esse período, a empresa credora precisa obrigatoriamente retirar a dívida da pessoa dos SPC, Serasa e afins. Ademais, ela não poderá mais também recorrer à Justiça para cobrar essa dívida, nem protestar a mesma no cartório.

Continua depois da publicidade

Dívida com mais de 5 anos pode ser cobrada?

Sim. Curiosamente, há esse mito bastante difundido de que após o prazo médio de 5 anos uma dívida “some”, ou seja, ela pode deixar de ser cobrada. Todavia, isso não é verdade.

Continua depois da publicidade

A dívida não pode sofrer cobrança JUDICIAL e nem constar no SPC e Serasa, conforme já foi citado. Entretanto, ela pode sim continuar a ser cobrada normalmente.

Isso porque o que aconteceu é que a dívida prescreve, porém isso obviamente não quer dizer que a dívida deixou de existir. De fato, a dívida continua existindo e pode ser cobrada.

Mas atenção: independentemente do fato de uma dívida ter prescrito ou não, de forma alguma essa dívida pode ser cobrada de forma abusiva.

Além disso, tenha ciência de que, caso uma dívida tenha caducado e ela continue aparecendo nos órgãos de proteção ao crédito, poderá procurar um advogado, dirigir-se a um tribunal de pequenas causas e solicitar uma indenização por danos morais, além da retirada do nome do SPC e Serasa.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...