Até quando uma dívida pode ser cobrada? Veja as possibilidades

Assim, de antemão, para despreocupar muitos brasileiros, judicialmente as dívidas não podem ser cobradas para sempre.

Anúncio


Até quando uma dívida pode ser cobrada ─ Muitos inadimplentes sob a sombra das dívidas se perguntam até quando uma restrição pode ser cobrada, ou até onde de fato a pessoa estará inadimplente se não puder (ou não quiser) pagar uma cobrança. Nesta data (02/03), o Guia do Ex-Negativado te traz as informações.

Até quando uma dívida pode ser cobrada

Até quando uma dívida pode ser cobrada – Por inúmeros motivos, alguém poderá deixar de pagar um boleto ou atrasar por longos períodos aquelas fatura do cartão de crédito, por exemplo, e acabar na inadimplência. Entretanto, o que muitos não sabem é que judicialmente terá um prazo para ser cobrado, e até mesmo estar negativado pelo credor.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 2°, o credor só poderá cobrar as dívidas na Justiça dentro de um prazo de até cinco anos. Porém, depois que esse prazo for finalizado, a dívida será prescrita, impedindo o credor de reivindicar a cobrança.

Todavia, o prazo exato será determinado em correlação com o tipo de dívida do inadimplente:

1 ano: cobranças de seguros e hospedagem (hotéis e pousadas);
2 anos: cobranças de prestações alimentares;
3 anos: cobranças de empréstimos;
4 anos: cobranças de pretensões relativas à tutela;
5 anos: cobranças de convênios médicos, impostos, planos de saúde, consórcios, cheque especial, cartão de crédito, boletos bancários, contas de serviços básicos (luz, água e telefone) e mensalidade escolar.

Continua depois da publicidade

Veja também: O banco pode tomar meu único imóvel? Entenda aqui

Continua depois da publicidade

Como acontece a cobrança após prazo definido?

Até quando uma dívida pode ser cobrada
Até quando uma dívida pode ser cobrada – Foto: Canva

Em alguns casos em que a dívida é levada ao judicial, os endividados excedem o prazo. Nestes casos, portanto, o credor terá que recorrer no extrajudicial para terem suas cobranças quitadas quando o consumidor não paga na justiça.

O extrajudicial já são os meios em que não envolvem o judiciário, onde os cobradores podem requerer seus pagamentos por e-mails, chamadas ou mensagens de celular, por exemplo.

Como saber se uma cobrança está sendo feita de forma excessiva?

Muitos endividados frequentemente têm constrangimento ao serem cobrados de forma intolerável pelos seus credores. No entanto, saiba que isso não deve acontecer e pode até mesmo se tornar caso de justiça.

Desta forma, proíbe-se fazer cobranças de maneira excessiva, e casos mais sérios podem até proporcionar uma boa indenização aos consumidores. Mas para saber se o cidadão devedor está sendo realmente cobrado de forma indevida, existem algumas práticas que indicam uma cobrança de má fé pelo credor:

Fazer ligações para familiares ou ambiente de trabalho do indivíduo;
Contatos em horas comerciais;
Cobrança por pessoas próximas ao devedor;
Ameaças ou ofensas ao devedor, ou a próximos do mesmo;
Ligações diárias.

Veja também: Caixa devolve dinheiro de cobranças indevidas; entenda como solicitar

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...