Dívida pode cancelar CPF? Veja as consequências das restrições no nome

O cancelamento do CPF é uma prática ilegal e, portanto, não pode acontecer de qualquer modo

Anúncio


Dívida pode cancelar CPF? ─ Embora muitos consumidores considerem isso uma possibilidade, o CPF não pode ser cancelado. Porém, ao manter dívidas em aberto, outros prejuízos podem ser causados. Nesta data (06/02), o Guia do Ex-Negativado apresenta o que pode acontecer ao não pagar dívidas.

Dívida pode cancelar CPF?

Muitos consumidores têm dúvidas do que pode acontecer no caso de não pagar as dívidas em dia. Entre as principais perguntas, podemos destacar a seguinte: dívida pode cancelar CPF?

O cancelamento de qualquer inscrição, seja no CPF ou no CNPJ, deve ser notificada ao inscrito. Contudo, essa prática é ilegal, pois quando o CPF é cancelado, ele está proibindo que o profissional exerça atividades profissionais.

Além disso, o CPF é exigido em diferentes situações do cotidiano, mesmo para as pessoas que não exercem nenhuma profissão. Esse é o caso das compras a prazo, assim como a matrícula escolar, licenciamento de veículo, entre outros.

O que é ter nome sujo nos órgãos de defesa ao crédito?

Como citado anteriormente, o CPF não pode ser cancelado por conta de uma dívida que deixou de ser paga. Mas ter o nome inscrito nos órgãos de defesa do crédito é ruim para os consumidores.

Continua depois da publicidade

E é exatamente isso que acontece quando o consumidor não paga suas dívidas corretamente. Ou seja, quando o nome está “sujo” no mercado, significa que o consumidor não é um bom pagador. E isso leva a vários problemas no dia a dia, principalmente na vida financeira.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como consultar Auxílio Brasil pelo CPF? Confira passo a passo

Quais são as consequências de estar com o nome sujo no mercado?

Dívida pode cancelar CPF?
Dívida pode cancelar CPF? – Foto: Canva

Embora o CPF não possa ser cancelado, os consumidores com o “nome sujo” tem outras restrições. Então, caso o seu nome seja inscrito em um dos principais órgãos de proteção ao crédito, às seguintes restrições podem acontecer:

  • Os consumidores não conseguem realizar empréstimos;
  • Dificuldade em realizar financiamentos, seja de imóvel ou automóvel;
  • Também tem dificuldades em alugar um imóvel
  • Podem ter dificuldade para abrir uma conta corrente ou solicitar cartão de crédito.

Além disso, os consumidores que têm uma conta bancária podem sofrer com o bloqueio do cheque especial. Isso dificulta a emissão de novos talões.

Contudo, é importante ressaltar o seguinte: somente as instituições financeiras podem recusar uma pessoa por estar com o nome sujo no mercado.

O mesmo acontece nos concursos públicos de bancos, por exemplo, que podem barrar a entrada dos candidatos nessa situação.

Veja também: Como consultar meu CPF no Banco Central? Veja o passo a passo

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

Carregando comentários aguarde...
...
...