Veja como consultar PIS/PASEP e saiba se tem direito ao Abono Salarial em 2021
É trabalhador com carteira assinada ou servidor público? Entenda mais sobre o Abono Salarial
Caixa e Banco do Brasil são responsáveis pelo repasse do Abono Salarial, respectivamente para trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que fazem parte do público-alvo do benefício. Após o fim do calendário de 2020, a busca agora é sobre como consultar o PIS/PASEP 2021 para saber se quem tem direito. Veja como fazer hoje (13/01).
A Caixa Econômica Federal atua como agente operador do pagamento do benefício que é conhecido como PIS, voltado para quem atua na iniciativa privada com carteira assinada. Enquanto o Banco do Brasil é o responsável por pagar o PASEP, para quem é do setor público.
Nos dois casos, as instituições financeiras recebem recursos que saem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é gerido pelo Ministério da Economia.

Anualmente, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que fazem parte do grupo de beneficiários têm direito a até um salário mínimo extra.
Mas, como saber se tenho ou não direito a receber o benefício de Abono Salarial em 2021? Esta é a dúvida que já está no ar após o fim do pagamento do calendário iniciado em 2020 e que teve como referência o ano de 2019.
Veja agora como consultar PIS e PASEP 2021 nos bancos responsáveis pelo pagamento
No caso do PIS, os trabalhadores de carteira assinada têm duas opções para fazer a consulta pela Caixa:
Site da Caixa Economica Federal:
Neste caso, é necessário acessar o menu “benefícios e programas” e depois “Abono Salarial”;
A partir daí, basta consultar o pagamento informando o seu número do PIS/NIS e senha.
Aplicativo Caixa Trabalhador
O app desenvolvido pelo banco federal agrega todas as informações necessárias sobre o Abono Salarial da iniciativa privada, inclusive confirmando se o trabalhador faz parte dos requisitos.
Já no caso do PASEP, a consulta pode ser feita de uma única forma pelo BB:
Site do Banco do Brasil
No site oficial do Banco do Brasil, acesse o menu “pagamento de ordens bancárias, salários e benefícios” e depois acesse a opção “PASEP”;
Nesta página voltada exclusivamente para o Abono, há uma opção chamada “Consulte seu PASEP”;
Nela, basta informar o seu número de inscrição e consultar seu status no benefício.
Saiba quais são os requisitos para receber o Abono Salarial em 2021
Como destacado acima, o calendário que foi finalizado neste último dia 11 de fevereiro teve como base o ano de 2019 para repassar o benefício a quem teve direito.
Já o calendário que será iniciado nos próximos meses de 2021 terá o ano de 2020 como referência. Sendo assim, também é possível verificar se faz parte do público alvo sem nem mesmo precisar consultar os sites listados acima.
Basta ter certeza de que cumpriu, em 2020, os requisitos abaixo:
Ter recebido no máximo dois salários mínimos em média ao longo de todo o período em que trabalhou;
Estar cadastrado no PIS ou no PASEP há no mínimo cinco anos;
Ter exercido atividade remunerada para empresa privada (PIS) ou para órgão público (PASEP) por pelo menos 30 dias consecutivos ou não em 2020; e
Ter dados corretamente informados na RAIS/eSocial pelo empregador.
MEI tem direito ao PIS? Conheça os benefícios para essa categoria
Indubitavelmente, não. MEI não possui direito ao abono salarial do PIS. Entretanto, o microempreendedor individual que tem um CNPJ como atividade secundária, mas possui também um trabalho com registro em carteira, pode sim receber o abono. Confira mais detalhes hoje (12/02) aqui no Poder Econômico.



Comentários estão fechados.