Entrevista exclusiva com Carla Ruas, Fundadora da PetCoaching – Parte I

Entrevista exclusiva com Fundadora da PetCoaching trás reflexões importantes sobre o mundo animal

Convidamos você, caro leitor, hoje (11/04) para conhecer aqui no Cidades do Folha Go, a Carla Ruas, que é Fundadora da PetCoaching.  Ela fala com exclusividade sobre a sua paixão com o universo dos pets, e compartilha um pouco mais do seu trabalho. Além disso,  mostra também, como vencer os desafios na pandemia e dá algumas dicas que podem ajudar tutores e pets para uma convivência mais tranquila.

Mas antes de prosseguirmos, você sabe o que é ser PetCoaching? Como esse profissional está interligado com  animais e tutores? Qual sua importância para nosso melhor amigo?

Bem, essas são algumas perguntas que logo abaixo abaixo você descobre as respostas. Vem com a gente e saiba mais.

Entrevista com Carla Ruas, Fundadora da PetCoaching

Carla começou a estudar sobre Coach em 2014 Foto – Carla Ruas

Bem, prá começar a nossa imersão no mundo dos animais, Carla descreve que o “PetCoatching” é o profissional que trabalha com comportamentos – tanto do tutor(a) quanto dos cães.

E para atiçar ainda mais sua curiosidade vamos conhecer como ela encontrou seu próprio método para lidar com nossos mascotes –  O Treinamento Positivo.  Uma descoberta fantástica que está revolucionando a vida de muitas famílias e seus animais de estimação.

Folha GO – Como surgiu a profissão para você?

Carla Ruas – A ideia de ser treinadora de cães nasceu de uma antiga paixão por cães e por uma insatisfação profissional. Atuava como coordenadora de marketing e trocava de empresa a cada 2 anos, mais ou menos. Até que na última empresa que trabalhei, dei um “basta!” nesse ciclo.

Então comecei a estudar sobre Coach em 2014 e em uma aula online escutei a seguinte pergunta: “O que você mais gostava de fazer até seus 7 anos de idade?” E a única resposta que vinha era cães.

Folha GO – Poderia falar mais a respeito?

Carla Ruas – Eu já havia tentado veterinária anos atrás e senti que não era o caminho, minha paixão sempre foi por aspectos comportamentais, tanto que atuava nas áreas de pesquisa e comportamento do consumidor.

Investiguei e investi nas possibilidades, até que logo descobri a parte comportamental de cães e me especializei nisso. 

Folha GO – Como é ser Coaching de Pets em plena pandemia?
O trabalho de Carla ficou ainda mais conhecido durante a pandemia Foto – Carla Ruas

A PetCoaching nasceu para que as pessoas entendessem o Adestramento como uma ferramenta de transformação dos seus cães, mas que só acontece quando antes disso nos transformamos e de fato conhecemos a espécie e suas necessidades e como as modificações de comportamento acontecem.

Carla Ruas – Somos todos animais e temos sistemas semelhantes de aprendizado: fazemos melhor o que nos motiva e nos reforça. Além disso, aprendemos de forma gradativa, com um passo de cada vez rumo ao objetivo, facilitamos o processo para progredir sempre. Punição só gera traumas e sequelas emocionais.

Ou seja, estamos no mesmo barco. Se aprendermos a aplicar isso com nossos cães, nossa relação com eles e com todos melhora por consequência. Não canso de escutar relatos de alunos meus dizendo “Aprendi sobre meu cão, mas aprendi ainda mais sobre a me relacionar com meu parceiro” por exemplo. 

Em tempos de Pandemia, a proposta ganhou ainda mais força já que as pessoas tiveram que ceder às entregas online e perceberam, mesmo contra sua vontade e ainda com muitos preconceitos, que o aprendizado está em nós e não em “alguém vindo resolver por mim”.

Assim, mesmo no treinamento de cães não tem essa de alguém que venha fazer no nosso lugar, somos nós que aprendemos e nós que aplicamos os ensinamentos com nossos cães.

É só você que está com seu cão 24h/dia, 7 dias por semana e que se relaciona com ele intimamente. 

Folha GO – Como descobriu ou construiu a proposta de treinamento positivo?

Assim que comecei meus primeiros aprendizados sobre Comportamento Animal, me deparei com diferenças metodológicas.

Toda e qualquer forma de querer interromper os comportamentos dos nossos cães que insira qualquer desconforto é negativo, você só ensina seu cão a suprimir seus comportamentos e suas emoções e não a resolver de fato o que causa tal questão.

Infelizmente muito dos comportamentos são acarretados por falhas na rotina e no nosso entendimento sobre a espécie. E como o trabalho está focado nas reais mudanças dos estados emocionais, vendo os comportamentos como consequência disso, tudo mudou pra mim e a PetCoaching ganhou ainda mais sentido. 

Conheça mais o trabalho da PetCoatching e como Carla Ruas vem fazendo a diferença com O Treinamento Positivo. E em breve, na Parte II da entrevista, você vai conferir cases de sucesso e como é desenvolvido as habilidades e comportamentos dos cães e seus ‘familiares’.

Gostou da matéria? Continua acompanhando aqui no Folha Go e fique atualizado(a) com tudo que acontece no mundo dos pets.

Ademais, veja se Animais extintos podem voltar a vida? Confira mais sobre esse estudo.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies