Como saber se meu auxílio-doença foi aprovado? Veja o passo a passo

Acessando o Meu INSS, você tem acesso a todas as informações sobre o andamento do seu pedido

Para requerer um benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é preciso comprovar alguns requisitos previstos em lei. No caso do auxílio-doença, a incapacidade para o trabalho ou atividade que exercia com habitualidade. Acontece que após dar entrada na solicitação e realizar a perícia médica, surge a dúvida: como saber se meu auxílio-doença foi aprovado? Por isso hoje (22/11), vamos explicar com detalhes tudo o que você precisa saber para consultar sua solicitação.

Continua depois da publicidade
Como saber se meu auxílio-doença foi aprovado? Veja o passo a passo
Como saber se meu auxílio-doença foi aprovado? Veja o passo a passo (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Quem nunca trabalhou, tem direito ao auxílio maternidade?

O que é auxílio-doença?

Detalhe do Conteúdo

Continua depois da publicidade

O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS ao segurado que está impossibilitado de trabalhar por mais de 15 dias.

Quando se tem a carteira assinada (por exemplo), você paga ao INSS um valor mensal para que tenha direito a alguns benefícios previdenciários, a aposentadoria e alguns auxílios, como o auxílio-doença. Logo, é um direito seu.

Continua depois da publicidade

Sempre que você preencher os requisitos exigidos pela lei, poderá ter acesso a eles. No caso do auxílio-doença, estando inabilitado para exercer qualquer atividade habitual, tenha cumprido a carência exigida e esteja na qualidade de segurado.

Veja também: Pensão por morte tem 13º salário? Entenda.

Quando ele acaba?

Tendo direito ao auxílio-doença, o beneficiário receberá do INSS um valor mensal. Durante esse período, haverá uma revisão periódica para que seja analisada sua situação.

Não conseguindo se recuperar para a atividade habitual, o segurado será submetido a um processo de reabilitação profissional para que ele exerça outra atividade. Essa reabilitação será custeada pela previdência.

Se reabilitado, o benefício será cessado e o beneficiário volta a exercer a sua, ou outra atividade. Se não reabilitado, o auxílio-doença, então, será convertido para aposentadoria por invalidez.

Veja também: Prorrogação do auxílio emergencial 2021; entenda o assunto.

Como saber se meu auxílio-doença foi aprovado?

Em resumo, para dar entrada no auxílio-doença, você precisa levar ao perito do INSS a comprovação, através de laudos médicos, da sua incapacidade para o trabalho. Ele vai analisar e dará um resultado concedendo ou não o benefício.

Mas como saber se meu auxílio-doença foi aprovado?

Hoje em dia é muito simples, basta acessar o Meu INSS de qualquer celular e computador com acesso a internet. Veja um passo a passo.

  1. Acesse meu.inss.gov.br;
  2. Caso você já tenha uma senha, poderá clicar em “Entrar” e acessar todas as suas informações referentes a benefícios previdenciários. Caso ainda não tenha feito seu cadastro, clique em “Cadastrar senha”.

Não há segredos para o cadastro de uma senha, basta seguir os passos solicitados e confirmar as informações solicitadas pelo INSS. Para esse procedimento, é importante que você tenha em mãos CPF e carteira de trabalho.

  1. Já dentro do “Meu INSS”, você verá alguns serviços em destaque. Role para baixo até chegar em “Resultado de benefício por incapacidade”. Clique nesse botão;
  2. Você verá o número da sua solicitação, tipo do benefício e a situação dele;
  3. Clique sobre a situação do benefício. O download de um documento em PDF será feito.

Esse documento tem todas as suas informações, como nome, NIT, número do requerimento, endereço, assunto, decisão, motivo, dentre outros.

Em “Decisão” você pode ver duas opções: “Deferimento do pedido” ou “Indeferimento do pedido”. Havendo a primeira opção, seu benefício foi aceito. Já a segunda opção afirma que seu benefício foi negado.

Se negado, você pode recorrer da decisão. Para isso, consulte um advogado.


Continua depois da publicidade
Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão aprovados. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.