Pensão por morte tem 13º salário? Veja agora

O benefício previdenciário possui inúmeras características próprias, assim como os demais pagamentos do INSS

Estamos chegando ao final do ano, época em que o décimo terceiro é aguardado por milhões de brasileiros. Os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem benefícios mensais que podem ou não ser vitalícios. Contudo, a pensão por morte tem 13º salário? É o que veremos hoje, 14 de novembro.

O benefício previdenciário possui inúmeras características próprias, assim como os demais pagamentos do INSS. Portanto, é preciso conhecê-las para entender se aos pensionistas se garante ou não o pagamento de uma parcela extra.

Também veja: Vai Ter Suspensão Do Desconto Do Empréstimo Consignado? Entenda

pensão por morte tem direito a 13º
Veja como é o pagamento do décimo terceiro aos pensionistas. (Imagem: Escobar Advogados)

Pensão por morte tem direito ao 13º salário?

Sim. Os pensionistas tem o direito de receber uma parcela extra anualmente, bem como os aposentados e beneficiários de auxílios do INSS. Estes últimos incluem o auxílio-doença, acidentário e reclusão.

Ainda, a beneficiária do salário-maternidade do INSS também tem direito ao décimo terceiro salário.

Qual é o valor do 13º salário de pensão por morte?

O valor dependerá do período de recebimento da pensão e do valor mensal dela para cada dependente. Assim, o cálculo é feito de acordo com o número de meses em que houve o pagamento da pensão neste ano e qual era o valor dela.

Por exemplo, o beneficiário que recebeu o benefício entre julho e dezembro terá direito ao abono extra de 50% da pensão mensal, ou seja, 6/12.

Quando é o pagamento do 13º da pensão por morte?

Desde o ano de 2006 o INSS adianta o pagamento da primeira parcela para o mês de agosto.

Contudo, nesse ano as duas parcelas do décimo terceiro foram pagas entre o final 24 de abril e 05 de junho. O adiantamento decorre das medidas necessárias para contenção das influências negativas da pandemia de Covid-19 sobre a economia.

Além disso, o Decreto 10410/2020 da Presidência da República garantiu que o adiantamento passe a ocorrer anualmente, sem necessidade de publicação anual para tanto. Afinal, até então, o adiantamento ocorria anualmente para os meses de agosto e novembro (primeira e segunda parcelas) após publicação de portaria.

Quem tem direito à pensão por morte?

A pensão por morte tem 13º, sendo que ele e suas parcelas mensais destinam-se aos dependentes do aposentado ou segurado falecido.

Eles correspondem ao cônjuge, filhos com menos de 21 anos (ou sem limitação de idade caso incapacitados de trabalhar), pais e irmãos (com limite de idade igual ao dos filhos). Ainda, os ex-cônjuges também podem receber valor do INSS, desde que comprovem situação de dependência ao falecido.

Qual o valor da pensão por morte?

O tempo de contribuição ou situação de aposentadoria definem o valor e o tempo de pagamento da pensão por morte. O valor sempre será de ao menos R$ 1.045, o salário mínimo. Os dependentes dividem entre si a pensão recebida.

Para os cônjuges ou companheiros o valor dependerá do tempo de contribuição ao INSS do segurado falecido, caso não fosse aposentado. Igualmente, varia de acordo com a idade do pensionista.

A partir de 44 anos de idade e ao menos 20 contribuições pelo falecido o valor é pago de forma vitalícia. Nesse caso, igualmente, a pensão por morte tem 13º.

Por outro lado, o pagamento de pensão de morte para os filhos é feito até que eles completem 21 anos. A regra de limitação de idade é afastada em caso de invalidez ou deficiência.

Confira agora: Guia Da Previdência Social (GPS): Aprenda Emitir E Preencher O Documento

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies