Confira o que fazer quando aparecer o status: situação devolvida Benefício Emergencial
O crédito foi devolvido pelo banco? Veja como resolver a questão
28 de outubro de 2020 – O status de situação devolvida Benefício Emergencial tem causado dúvidas aos empregadores e trabalhadores que fizeram acordo para participar do programa criado pelo governo federal para preservação de empregos com carteira assinada durante a pandemia.
O BEm é o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda, programa criado pela Lei 14.020/2020 e sancionada pela presidência da República no dia 6 de julho.
É um programa totalmente distinto do auxílio emergencial. Enquanto este foi destinado aos trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais dentre outros, o Benefício emergencial, por sua vez, destina-se a quem trabalha com carteira assinada.
O objetivo do programa é de reduzir o impacto da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus nas empresas e, ao mesmo tempo, manter salários em dia dos funcionários. Ou seja, é um auxílio prestado para as duas partes.
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Mas, passou a circular nas redes sociais e no Google uma dúvida sobre o crédito devolvido pelo banco. Afinal, o que deve ser feito nesta situação? Entenda.
Situação devolvida Benefício Emergencial para trabalhadores: entenda o que fazer
Quando há acordo entre empregador e trabalhador, o governo entra com o benefício emergencial por 180 dias.
O recurso é gerido pelo Banco do Brasil, mas é repassado ao trabalhador através da Caixa Econômica Federal, através de poupança, Caixa Tem, Cartão Cidadão, ou ainda por qualquer outro banco.
Mas, quando a instituição financeira devolver o pagamento não é necessária a preocupação, conforme explica o próprio Banco do Brasil.
Quando o valor é devolvido por algum motivo o próprio Banco do Brasil disponibiliza o crédito por meio de uma carteira digital, a chamada “Carteira bB” de forma automática.
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Como acessar a Carteira bB e ter acesso ao benefício?
O dinheiro é depositado na carteira digital do Banco do Brasil apenas nos casos em que há devolução do dinheiro por parte do banco em questão.
- Para acessar, deve baixar o app Carteira bB na loja de aplicativo de seu smartphone (disponível para Android e iOS) e iniciar o cadastro clicando na opção: Criar Carteira;
- O aplicativo pedirá todas as informações pessoais para que a conta seja criada em seu nome;
- Com o cadastro feito no CPF do titular do BEm, o dinheiro poderá ser resgatado através da opção Receber, confirmando mais alguns dados cadastrais. Estando tudo correto, o crédito é disponibilizado.
Vale lembrar que a liberação do cadastro da carteira bB para receber o benefício emergencial só é possível se o Banco do Brasil não conseguir depositar o crédito na conta corrente cadastrada ou houver devolução.
E quem não possui conta em banco, como recebe o BEm?
Nos casos de trabalhadores sem conta corrente ou poupança em nenhum banco, o recurso não é depositado na Carteira bB e sim na Caixa Econômica Federal.
Se houver um Cartão Cidadão cadastrado no CPF deste trabalhador, é por lá que o dinheiro será depositado. Se não existir esse cadastro, aí sim, o dinheiro será repassado pela poupança social digital, movimentada pelo Caixa Tem.
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