Qual a idade mínima para aposentar? Simule sem sair de casa

A regra é de 65 anos para homens e 60 para mulheres, mas é preciso estar atento a outros requisitos

Você sabe qual a idade mínima para se aposentar? Muitos brasileiros têm essa dúvida e não sabem quanto tempo falta para conseguir o benefício. Entretanto, hoje com o sistema do INSS, você consegue simular e entender o tempo exato que falta para conseguir sua aposentadoria. Quer saber como? Então continue lendo e veja quanto tempo a contar de hoje (29/11), falta para você se tornar um aposentado.

Qual a idade mínima para aposentar? Simulação agora pode ser feita sem sair de casa (imagem: divulgação/G1)
Qual a idade mínima para aposentar? Simulação agora pode ser feita sem sair de casa (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Congelamento de aposentadoria é opção para os R$ 300 do Renda Cidadã.

Qual a idade mínima para se aposentar?

Existem vários tipos de aposentadoria, sendo a aposentadoria por idade a mais popular entre todas. Com ela, atingindo os requisitos mínimos e tendo a idade mínima, o beneficiário consegue o acesso ao benefício.

Mas qual a idade mínima para se aposentar? Depende; vejamos.

Segundo a lei, a proteção previdenciária por meio da aposentadoria, considerando a idade, se dá quando o segurado homem completa 65 anos de idade. Para a mulher, a idade mínima é de 60 anos.

A regra não vale para todos e suas exceções precisam ser analisadas. Por exemplo, para os trabalhadores rurais, a idade é reduzida de 60 anos para homens e 55 para mulheres. O mesmo acontece quando se inclui nessa lista o pequeno produtor rural.

Veja também: Aposentados podem ter um acréscimo de 25% na aposentadoria; veja como consultar.

Além da idade, é preciso analisar outros requisitos

Contudo não basta apenas ter a idade mínima para conseguir o benefício da aposentadoria do INSS. É preciso também ter a quantidade mínima de contribuições mensais, que segundo a lei é de 180 contribuições.

A cada mês, o trabalhador contribui para o INSS com uma porcentagem do seu salário. Esse valor é somado para que ele tenha direito à aposentadoria.

Logo, é preciso contar o número de contribuições que ele fez à Previdência e associar junto com o critério da idade. Somando-se os dois é que saberá se há ou não o direito ao recebimento do benefício.

Mas ocorre de muitos brasileiros se aposentarem com idade abaixo desses 65 ou 60 anos exigidos para aposentadoria por idade. Isso porque cada espécie de aposentadoria exige critérios próprios.

Portanto cada caso deve ser analisado individualmente.

Como simular a aposentadoria do INSS?

Hoje você consegue saber de forma simples, quanto tempo falta para se aposentar. Para isso, basta acessar o sistema chamado Meu INSS.

Com ele, você pode conferir quantas contribuições têm e quantos anos faltam para conseguir o seu benefício.

O acesso é bem simples e pode ser feito por qualquer pessoa, veja o passo a passo:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br;
  2. Clique em “entrar” ou, caso ainda não tenha cadastro, em “cadastrar senha”;
  3. No campo de pesquisa, você pode inserir “simular aposentadoria”, ou pode descer e consultar a opção “simular aposentadoria”;

Seguindo esses passos, o trabalhador terá acesso ao seu tempo de contribuição, nome, idade etc.

Logo abaixo ele verá todas as informações que precisa para entender quanto tempo falta para se aposentar. Tudo de forma simples.

É importante salientar que o que você vê é apenas uma simulação. Entendendo todas as informações fica fácil saber quanto tempo falta para você ter direito a aposentadoria do INSS.

Agora é só aguardar o período necessário, ou solicitar, caso você já tenha atingido todos os requisitos.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies