Simulação de aposentadoria por idade pode ser feita sem sair de casa; veja como

Com o Meu INSS, qualquer pessoa pode simular e saber quanto tempo falta para se aposentar.

Aposentar-se depois de muitos anos de trabalho é o sonho de muitos brasileiros. Acontece que as regras previdenciárias mudaram e muita coisa precisa ser revista. Hoje, com a tecnologia e a implantação de sistemas informatizados, qualquer trabalhador pode fazer a simulação de aposentadoria por idade por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Entenda como fazer isso e veja, hoje 21/11, quanto tempo falta para você se aposentar.

Faça a simulação de aposentadoria por idade sem sair de casa; veja como
Faça a simulação de aposentadoria por idade sem sair de casa; veja como (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Entenda como investir em fundos de pensão e complementar a aposentadoria

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um sistema criado pelo governo para facilitar o acesso as informações e serviços prestadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como benefícios previdenciários e aposentadorias.

Qualquer interessado pode acessar o sistema por meio do site ou baixar o aplicativo no seu celular. Criando um cadastro, você tem acesso completo a todas as informações sobre seus últimos trabalhos, o quanto você já contribuiu e quanto tempo falta para se aposentar por meio da simulação de aposentadoria por idade.

Como se cadastrar no Meu INSS?

Para acessar o Meu INSS, você deve ter um cadastro na plataforma do governo federal conhecida como gov.br. Através desse sistema, tendo uma único usuário e senha, você tem acesso completo a todos os serviços do governo federal, inclusive aqueles do INSS.

Para se cadastrar é bem fácil, veja só:

  • Acesse gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo Meu INSS;
  • Clique em cadastrar senha;
  • Informe seus dados pessoais;
  • Aceite os termos de uso e em seguida clique em continuar;
  • Confirme seus dados, selecionando as informações corretas e clique em continuar;
  • Com os dados validados, você já pode criar a senha;
  • Crie sua senha com até 8 caracteres e em seguida, clique em “cadastrar senha”;

Seguindo esse passo a passo, você terá em mãos o acesso completo as suas informações no sistema do INSS e já pode fazer a simulação de sua aposentadoria por idade.

Veja também: Dinheiro esquecido: bancos procuram aposentados para sacar valor depositado.

Como fazer a simulação de aposentadoria por idade por meio do Meu INSS?

Com seu CPF e a senha cadastrada em mãos, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS (o mesmo que você fez o cadastro) e clique em “entrar”.

Você vai acessar o sistema do INSS e vão aparecer diversos serviços logo de cara. Para simular a sua aposentadoria, você pode pesquisar “simular aposentadoria” no campo de pesquisa ou pode descer a página e clicar na opção “simular aposentadoria”.

Em seguida, você terá acesso as suas informações como idade, sexo e tempo de contribuição. Esse tempo de contribuição refere-se ao período que você tem contribuído para a previdência e que será contado para a concessão de sua aposentadoria. Você pode alterar os dados clicando no lápis que aparece no lado direito da tela.

Logo abaixo, você terá todas as informações que precisa para entender quanto tempo falta para se aposentar. Vale mencionar que o resultado gerado pela calculadora vale apenas para consulta, não garantindo a aposentadoria.

Após consultar suas informações, se você já tiver direito ao benefício, basta solicitar a aposentadoria pelo próprio Meu INSS. O pedido é realizado pela internet e não há a necessidade de ir até uma agência.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies