Cadastro Único é o mesmo que bolsa família? Entenda o benefício

A começar pelo Cadastro Único, trata-se de uma inscrição na base de dados do governo.

Anúncio


Cadastro único é o mesmo que bolsa família? – Em meio a tantos programas e cadastros no governo, é comum que muitos brasileiros confundem a relação do CadÚnico com o bolsa família. Nessa perspectiva, é preciso salientar que ambos são completamente diferentes. Nesta data (09/03), o Guia do Ex-Negativado explica melhor essa relação.

Cadastro único é o mesmo que bolsa família?

Nos jornais ou na internet, algum programa social do governo sempre aparece nas notícias. Assim, curiosos para saber se tem direito aos benefícios desses programas, algumas pessoas acabam confundindo termos.

O Bolsa Família e o Cadastro Único (CadÚnico) são grandes exemplos. É normal se ouvir perguntar se o cadastro único é o mesmo que bolsa família, quando na verdade estes dois são bem distintos. Mas para compreender melhor, é preciso saber os significados de cada um.

A começar pelo Cadastro Único, trata-se de uma inscrição na base de dados do governo. Esse cadastro permite a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais do próprio Governo Federal, como no Bolsa Família.

Assim, o CadÚnico é como uma chave que contém todas as informações socioeconômicas dos cidadãos cadastrados.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, o Bolsa Família é um programa social, atualmente substituído pelo Auxilio Brasil. O Bolsa Família oferecia a famílias pobres e de extrema pobreza uma assistência financeira, em combate a desigualdade no país. No entanto, além desse auxílio, há outros eixos do programa como o condicionalidades e programas complementares.

Continua depois da publicidade

Veja também: Onde fazer Cadastro Único? Entenda o passo a passo e canais

Quem tem direito ao Cadastro Único?

Cadastro único é o mesmo que bolsa família?
Cadastro único é o mesmo que bolsa família? – Foto: Canva

Apenas famílias de baixa renda podem se cadastrar no CadÚnico, se enquadrando em um dos requisitos:

Renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa R$ 550;
Renda mensal total familiar de e até três salários mínimos R$ 3.300;
Famílias unipessoais, em que uma pessoa vive sozinha;
Famílias ou pessoas em situação de rua;
Renda mensal familiar acima dos valores acima, mas que o cadastro possua vínculo com programas sociais nos 3 eixos do governo brasileiro.

Como fazer o Cadastro Único?

O cadastro único é, então, feito em pontos do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou postos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família das prefeituras na cidade do individuo. Apenas de maneira presencial é realizado o cadastramento.

Além disso, o cidadão deve comparecer para a entrevista com todos os documentos necessários para a realização, os quais passarão por avaliação para aprovação.

Após a aprovação, a família beneficiária recebe um número NIS que é requisitado para recebimento de benefícios de programas.

Veja também: Aprenda como consultar Cadastro Único pela internet

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...