100 reais de gasolina dá quantos litros? Entenda o cálculo

Os condutores brasileiros sempre se preocuparam com o combustível. Além disso, com o aumento constante do preço, é fundamental descobrir quanto o dono do automóvel gasta ao abastecê-lo, criando formas de economizar.

Anúncio


100 reais de gasolina dá quantos litros ─ Para economizar no combustível, o primeiro passo é descobrir como fazer o cálculo. Com o aumento frequente do preço, é importante ter em mãos essa fórmula. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta quantos litros de gasolina dá cem reais.

Afinal, 100 reais de gasolina dá quantos litros?

Os condutores brasileiros sempre se preocuparam com o combustível. Além disso, com o aumento constante do preço, é fundamental descobrir quanto o dono do automóvel gasta ao abastecê-lo, criando formas de economizar.

Para descobrir 100 reais de gasolina dá quantos litros, é necessário ter em mente o seguinte: existem dois tipos de combustíveis populares, a gasolina e o etanol. Em alguns casos, um compensa mais que o outro.

A gasolina comum é muito utilizada para abastecer os carros populares. O rendimento desse modelo é superior e, por isso, costuma ser mais cara. De acordo com o UOL, para realizar o cálculo, o primeiro passo é descobrir o consumo médio do veículo.

Como calcular o consumo médio do automóvel

Para calcular o consumo médio do automóvel sem computador de bordo, o cálculo é um pouco complicado. Nesse caso, é necessário encher o tanque, até o desarme da bomba, e zerar o hodômetro parcial, ou então anotar o número exato que aparecer.

Continua depois da publicidade

Quando começar a rodar com o carro, complete o tanque mais uma vez, e divida o número de litros abastecido pela quilometragem.

Continua depois da publicidade

Caso tenha completado o tanque de gasolina, por exemplo, o veículo rodou cerca de 300 km. E, quando ele foi abastecido novamente, 30 litros foram admitidos. Nesse caso, o cálculo seria feito da seguinte maneira: 300 km / 30 l, o consumo foi de 10 km/l.

Para chegar a uma média confiante, o procedimento deve ser realizado três vezes. E, no final, some os três e multiplique por três.

Veja também: Quanto gasto de gasolina para viajar 500 km? Veja cálculos e se vale a pena pegar estrada

Quando abastecer com gasolina

Afinal, 100 reais de gasolina dá quantos litros?
Afinal, 100 reais de gasolina dá quantos litros? / Fonte: Canva Pro

Em alguns casos, abastecer o automóvel com etanol (álcool) compensa mais do que com gasolina. Entretanto, ela possui um rendimento superior.

Para descobrir em quais situações o abastecimento é melhor com gasolina, existe um cálculo bastante simples:

Primeiramente, faça a divisão do preço do etanol (álcool), pelo da gasolina. Se o resultado for superior a 0,70, a melhor opção é a gasolina.

Como calcular a gasolina por km rodado

Para descobrir quanto um veículo gasta por km rodado, o cálculo é relativamente simples!

Nesse caso, divide o valor médio da gasolina pelo consumo do veículo. Caso não saiba o valor, faça o cálculo anterior ou pesquise na internet.

A média da gasolina é de R$5,70, por exemplo, e o consumo médio do automóvel é de 10 km/l. O cálculo nesse caso é feito da seguinte maneira: 5,70 / 10 = 0,57 por km.

Caso percorra uma quilometragem de 100 km, o consumo médio com combustível será de R$57,00 em cada trecho.

Veja também: 4 truques para gastar menos dinheiro no dia a dia e fazer boa economia

6 dicas FUNDAMENTAIS de como ECONOMIZAR DINHEIRO no supermercado

Carregando comentários aguarde...
...
...