Bitcoin na Rússia: Entenda mais sobre as transações financeiras russas

Se você é um entusiasta em relação a moedas virtuais, também chamadas de criptomoedas, já deve saber que a bitcoin foi a primeira desse modelo criada no mundo.

Anúncio


Ponta Grossa, 27 de março de 2022 – Pagamentos por Bitcoin na Rússia ─ As criptomoedas já são utilizadas para investimentos, ou mesmo realização de pagamentos do dia-a-dia em todo o mundo. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado aborda sobre a Rússia aceitando o Bitcoin como forma de pagamento.

Pagamentos por bitcoin na Rússia

Se você é um entusiasta em relação a moedas virtuais, também chamadas de criptomoedas, já deve saber que a bitcoin foi a primeira desse modelo criada no mundo. Por meio dela, é possível realizar pagamentos, como se fosse uma moeda tradicional, só que totalmente digital.

Devido a sua origem recente e por ser algo ainda não totalmente regulamentado, o Bitcoin não é aceito em todos os estabelecimentos, embora isso aos poucos esteja mudando. De acordo com o site oficial do Nubank, através do blockchain, uma rede específica para bitcoin, a moeda é transacionada e armazenada em carteiras digitais.

O valor de uma bitcoin é bastante volátil, devido a sua própria natureza e demanda, e graças ao modelo de moeda criptografada, ela é considerada segura.

Veja também: Visa, Mastercard e PayPal suspendem serviços na Rússia

Continua depois da publicidade

Adesão da Rússia à bitcoin

Pagamentos por bitcoin na Rússia
Pagamentos por bitcoin na Rússia (Foto: Canva Pro)

O conflito armado entre Rússia e Ucrânia também afetou a forma como a primeira enxerga a moeda bitcoin. Em notícia recente do site oficial da revista Exame, de acordo com Pavel Zalvany, deputado russo, o seu país está aceitando como moeda de troca a bitcoin, principalmente para a venda de combustíveis.

Continua depois da publicidade

Ou seja, além da compra através da moeda oficial, o rublo russo, ou por meio de ouro, a bitcoin pode ser utilizada para transações envolvendo o petróleo. No entanto, essas transações possuem limites, sobretudo, territoriais.

Quem pode realizar transações com bitcoins junto a Rússia?

Ainda de acordo com o deputado, somente países considerados “amigos” da Rússia poderão utilizar a bitcoin como forma de pagamento pelo petróleo. Logo, países como China e Turquia podem realizar essas transações através da criptomoeda, enquanto os demais países que não participarem desse eixo, não terão essa possibilidade.

O motivo por trás dessa limitação está, obviamente, no conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, o que tem atraído bastante atração negativa em relação à primeira. Além disso, muitos países fecharam seus espaços e negociações com a Rússia como resposta a violência e morte provocada por seus ataques.

Uma chance de consolidação da Bitcoin no mundo

Toda e qualquer guerra é uma trágica marca da história humana, com milhares de mortes e traumas resultantes de todo conflito armado. Ainda assim, conflitos também trazem evoluções inevitáveis em certos campos, principalmente na tecnologia.

No que se refere a bitcoin, o fato de um país tão restrito quanto a Rússia estar usando uma criptomoeda em negociações internacionais é uma maneira de tornar essa moeda ainda mais utilizada. A verdade é que as criptomoedas já estão entre nós e muito em breve, serão uma forma de pagamento tão comum quanto o dinheiro físico.

Veja também: Quanto custa um bitcoin no Brasil? Veja os valores do ativo digital

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...