Como consultar meu CPF no Banco Central? Veja o passo a passo

Registrato permite consultar todas as informações financeiras vinculadas a um CPF

Anúncio


O Registrato é um sistema do Banco Central do Brasil que permite ao cidadão acompanhar todas as movimentações financeiras que ocorrem em seu nome, sendo ferramenta fundamental para, inclusive, fugir de golpes que venha a sofrer, além de outros serviços que explicaremos hoje (29/01). Saiba agora como consultar CPF no Banco Central.

Por sua vez, o Banco Central é a principal autoridade bancária do país, sendo órgão independente e que regula a atuação do sistema de bancos brasileiros. Sua função é de gerir a política econômica e garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.

Com isso em vista, o BCB possui uma página exclusivamente voltada para a população tirar dúvidas sobre serviços e produtos financeiros, além, é claro, para acesso ao seu CPF no Registrato.

Como consultar meu CPF no Banco Central? Veja o passo a passo
Como consultar meu CPF no Banco Central? Veja o passo a passo (Foto: Canva Pro)

Como consultar meu CPF no Banco Central?

A página voltada para os consumidores é a Minha Vida Financeira, que pode ser acessada através deste endereço: bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira. Basta colar em seu navegador e ter acesso ao site do Banco Central.

Nessa página, são mostradas informações detalhadas sobre temas de interesse da população, como por exemplo o funcionamento do Pix, empréstimos e financiamentos, câmbio e transferências internacionais, contas e relacionamentos com bancos e outras informações específicas.

Continua depois da publicidade

Para fazer a consulta do seu CPF, siga esses passos:

– Primeiramente, acesse a página destacada acima e procure pelo botão que diz “Acesse o Registrato Gratuitamente”;

Continua depois da publicidade

– Na sequência, será aberta a página de login da plataforma que permite consultar empréstimos, chaves Pix, operações financeiras, cartões e contas em seu nome;

– Para realizar o acesso, utilize sua conta gov.br ou do Banco Central.

Nos dois casos, é possível realizar um cadastro rápido com suas informações pessoais, como CPF, se não estiver cadastrado em nenhuma das plataformas.

O mais indicado é ter uma conta gov.br, pois é utilizada para inúmeros serviços do governo federal. No entanto, para acessar seus relatórios financeiros através desta conta é necessário aumentar o nível de segurança obtendo selos de verificação;

– Por fim, acesse o menu relatórios e escolha pela opção que deseja consultar.

Consulta para resgatar dinheiro esquecido em bancos

Dentro da mesma plataforma, será possível, a partir do dia 14 de fevereiro, também ter acesso às informações sobre dinheiro esquecido nos bancos.

Esse sistema atualmente está indisponível, mas será reaberto para que a população possa fazer a consulta com seu CPF e verificar se há dinheiro a receber.

Precisando mudar a sua realidade de vida? Aprenda a fazer o dinheiro
trabalhar para você e torne-se um investidor de sucesso, mesmo ganhando
pouco. Baixe agora o e-book, GRÁTIS, e conheça os 5 passos que vão te
transformar numa pessoa de sucesso financeiro.

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Ninguém fica feliz quando vê seu dinheiro indo embora, ainda mais quando não se tem uma ideia clara sobre onde, efetivamente, gasta seu suado salário. Identificar, portanto, possíveis gastos que sugam seu dinheiro, é extremamente importante para cortá-los ou mesmo controlá-los no orçamento financeiro. Como todos sabem, o mal uso dos recursos financeiros são um empecilho para quem deseja economizar para um objetivo específico. E é aí que a Educação Financeira entra. Veja o vídeo e aprenda a equilibrar seu orçamento!

Carregando comentários aguarde...
...
...