Como sair das dívidas de empréstimos? Entenda as orientações financeiras

A causa da inadimplência pode variar, portanto, como dívidas feitas com o cartão de crédito ou parcelas atrasadas dos empréstimos.

Anúncio


Ponta Grossa, 24 de março de 2022 ─ Como sair das dívidas de empréstimos ─ A maioria dos brasileiros têm dívidas referentes a empréstimos, e não sabem como se livrar delas. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra dicas para sair das dívidas.

Como sair das dívidas de empréstimos

Um dos maiores responsáveis pela inadimplência dos brasileiros é a falta de planejamento financeiro. Segundo o UOL, mais de 64 milhões de pessoas estavam com dívidas em atraso, somente em janeiro de 2022.

Este número foi recorde, principalmente quando comparado com o ano anterior. A causa da inadimplência pode variar, portanto, como dívidas feitas com o cartão de crédito ou parcelas atrasadas dos empréstimos.

Por esse motivo, muitos consumidores têm, então, a seguinte dúvida: como sair das dívidas de empréstimos? Se a maior causa de inadimplência é a falta de organização, crie um planejamento financeiro!

Crie um planejamento financeiro

Para acabar com todas as dívidas acumuladas, os consumidores precisam conhecer quais são os ganhos e gastos de suas finanças. Além disso, é necessário descobrir quais são as dívidas e qual o valor da mesma.

Continua depois da publicidade

Assim que estiver com esses dados em mãos, o próximo passo é criar um planejamento financeiro, traçando planos para o pagamento das dívidas. Para inserir todos os dados, especialistas recomendam a criação de uma tabela com os custos mensais.

Continua depois da publicidade

Uma dica extremamente eficaz é acabar com as dívidas que possuem taxas de juros maiores. Além disso, se for uma alternativa, não hesite em trocar por dívidas menores, basta entrar em contato com a instituição e renegociar.

Veja também: Quanto tempo demora a análise do Caixa Tem para empréstimos?

Corte dívidas desnecessárias

Como sair das dívidas de empréstimos
Como sair das dívidas de empréstimos – Foto: Canva

A maioria dos brasileiros que possuem dívidas têm medo, e isso é um problema para realizar os sonhos. Então, quando estiver nessa situação, não hesite em apertar os cintos e cortar gastos desnecessários.

Para descobrir quais são os gastos desnecessários em suas finanças, basta criar uma planilha. Lembre-se, portanto, de incluir todos os gastos realizados durante o mês, desde as contas essenciais até as demais.

Faça pequenas economias

Embora a maioria das pessoas não saiba, existem, portanto, alguns cortes que podem ser feitos para poupar as finanças, como:

  • Sempre que sair do quarto, não esqueça de apagar a luz;
  • Em períodos de calor, coloque o chuveiro na posição de verão;
  • Junte as roupas e faça a lavagem na capacidade máxima da máquina.

Faça rendas extras

Em algumas situações, somente cortar gastos desnecessários não é suficiente. Portanto, busque por alternativas de rendas extras. É possível encontrar um trabalho nas horas vagas, começar a fazer pequenas vendas ou fazer bicos nos fins de semana.

Existem, então, diversas maneiras de fazer renda extra, como: vender itens que não usa mais, desde que esteja em bom estado; criar e comercializar diferentes produtos, como bolos e artesanato; entre outros.

Veja também: Como conseguir renda extra pela internet? Entenda as possibilidades

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...