Dinheiro em conta conjunta: o que fazer em caso de morte de titular

Existem dois tipos de conta conjunta; e cada uma delas possui regras diferentes em caso de falecimento de titular

Anúncio


Ninguém quer passar por isso, mas infelizmente muitas pessoas perdem todos os dias seus entes queridos e ainda precisam lidar com assuntos burocráticos nesses momentos. Um deles é sobre o que fazer com o dinheiro em conta conjunta que também estava no nome de um titular falecido. Então, saiba mais sobre essa assunto hoje (28/02) no Blog Guia do Ex-Negativado.

Como funciona uma conta conjunta 

Uma conta conjunta é uma conta bancária com vários titulares; geralmente um casal ou membros de uma família como pai e filho. 

Além disso, o processo de abertura de conta é muito semelhante ao de uma conta individual ;a diferença é que os documentos exigidos pela instituição devem ser apresentados por todos os titulares. 

Sendo assim, existem dois tipos de conta conjunta: 

  • a solidária: qualquer titular pode operar a conta como desejar. Todos podem ter cartão de crédito ou débito, sacar dinheiro, transferir dinheiro ou até mesmo fazer um empréstimo;
  • a conjunta simples ou não-solidária: qualquer movimentação está sujeita à aprovação de todos os titulares. Para sacar ou enviar dinheiro por transferência, é necessária a liberação por meio de assinaturas físicas ou digitais de todos os envolvidos. 

O que acontece em caso de falecimento de um dos titulares da conta

Quando um dos titulares de uma conta conjunta morre, é necessário informar ao banco o ocorrido para definir os próximos passos legais.  

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, se a conta conjunta for do tipo simples, ficará impossibilitada de ser movimentada, já que todos os membros precisam concordar para a realização de transações. Assim, a conta precisará ser encerrada e o valor contido será distribuído entre os titulares de conforme a legislação brasileira. 

Continua depois da publicidade

No caso de conta solidária os titulares vivos possuem autorização para movimentar a conta após a morte de um dos membros. No entanto, será necessário realizar um inventário para a partilha do saldo em conta entre os herdeiros. 

Além disso, é importante avaliar com clareza o caso concreto, o tipo de conta bancária, o regime de bens e a necessidade de testamento. Esses fatores podem afetar a resolução do caso. Portanto, sempre que possível é importante procurar um advogado para orientações mais específicas.⠀ 

Como fica a declaração de imposto de renda para os titulares de conta conjunta 

Todos os anos, os contribuintes são obrigados a apresentar declarações de imposto de renda em todos os aspectos de suas vidas financeiras, incluindo contas bancárias em seus nomes.  

Nesse sentido, todos os titulares de contas conjuntas devem declarar a sua participação na conta. Como outros tipos de contas, os bancos fornecem relatórios de renda para seus correntistas. Sempre vem em nome do primeiro titular, mas vale para todos. 

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais do que fazer com o dinheiro em conta conjunta e caso de falecimento de titular, veja também 8 conselhos bíblicos que podem mudar as suas finanças pessoais. Confira no vídeo abaixo.

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos. Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência.

Mas para aproveitar as oportunidades e viver o “sonho americano” da melhor forma, é preciso uma boa adaptação.

Quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena procurar fazer uma leitura do contexto para, assim, evitar futuros problemas.

É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa. Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...